Notícias da paróquia › 17/08/2017

Arquidiocese de Brasília inicia comemorações pela Semana Nacional das Famílias

A abertura da Semana Nacional da Família na Arquidiocese de Brasília ocorreu na tarde deste sábado, 12/08, na Catedral Metropolitana de Brasília.

A comemoração teve início às 15h, com a realização do Santo Terço da Misericórdia e, em seguida, com a palestra ministrada pelos membros da Pastoral Familiar, Sr. Almir e Sra. Consuêla, que abordaram sobre o tema da Semana Nacional da Família 2017: “Uma luz para a vida em sociedade”.

Às 17h, o cardeal Sergio da Rocha presidiu a Celebração Eucarística oficializando a abertura da Semana da Família, que contou com a presença do bispo auxiliar, dom Marcony Vinícius, do pároco da Catedral, João Firmino, e de outros padres das paróquias próximas.

O cardeal iniciou a homilia relatando a importância da instituição familiar e completou falando sobre a necessidade da oração no meio familiar e o testemunho dos pais aos filhos.

“Estamos iniciando, hoje, na Arquidiocese de Brasília, a Semana da Família. Rezemos pelas famílias! A fé em Jesus possa iluminar sempre a vida de nossas famílias, especialmente as que passam por maiores dificuldades. A oração faça parte da vida das famílias. A fé seja vivida por todos, testemunhada pelos pais e transmitida aos filhos. Na família, o pai ocupa lugar de especial importância, juntamente com a mãe”, disse o cardeal.

Em seguida, dom Sergio felicitou os pais, já que o Dia dos Pais será comemorado no dia seguinte, fez uma prece por eles e lembrou daqueles que já não estão entre nós. “Amanhã é Dia dos Pais, rezemos agradecidos a Deus Pai, suplicando pelos pais que continuam a sua missão, assim como, pelos pais falecidos. Os filhos possam oferecer aos pais os presentes mais preciosos que brotam generosamente do coração: as orações, o amor, o respeito, a gratidão, o esforço sincero pela união e a paz”, concluiu dom Sergio.

Nas outras arquidioceses, a Semana Nacional da Família teve início no domingo, em ocasião do Dia dos Pais. As comemorações vão até o próximo sábado, dia 19.

A Semana é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Celebrada há 25 anos, o evento ocorre em âmbito nacional e contribui para fomentar discussões sobre vida e família na sociedade.

Na Arquidiocese de Brasília, as paróquias e instituições são convidadas a intensificarem a evangelização durante este período através da realização de atividades como: reflexões, palestras, seminários e partilha, com a finalidade de mostrar e avivar a importância da instituição familiar.

Para ajudar na elaboração das atividades, os interessados podem recorrer ao livreto “Hora da Família”, que traz mensagens para algumas datas festivas, como dia das mães e dos pais, Congressos, aniversários, Copa do Mundo, eleições e, em especial neste ano, reflexões a respeito do Ano Mariano. Traz ainda reflexões sobre temas familiares e as sugestões de sete celebrações:

• O perfil mariano da Igreja;

• A família;

• A necessária mudança de mentalidade e de estrutura;

• Igreja, comunhão na diversidade;

• O perdão na família: fonte de reconciliação e libertação;

• Serviço cristão no mundo;

• A família promotora da misericórdia na sociedade.

Este ano, o livreto apresenta como novidade a Consagração à Sagrada Família, que deve ser feita no dia 31 de dezembro, como compromisso de amor, fé e missão.

“O objetivo geral do Hora da Família é proporcionar aos grupos familiares, religiosos e leigos instrumento de reflexão sobre a importância da vivencia em sociedade e dos cristãos leigos e leigas na transformação da Sociedade e do meio em que atuam e/ou vivem”, informou a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, da CNBB.

Ainda de acordo com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, “o subsídio começou a ser editado desde a vinda do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicada anualmente”. Atualmente o produto está em sua 21ª edição.

O livreto custa R$ 3,00 e pode ser encontrado na Secretaria Nacional da Pastoral Familiar ou ser adquirido pelo telefone, no número: (61) 3443 2900, por email: vendas@cnpf.org ou ainda pelo site: www.lojacnpf.org.br.

Compre já o seu!

Clique aqui e veja as fotos da Celebração na Catedral.

 

Programação de algumas paróquias (clique na imagem para ampliá-la):

 

 

Informações:
Local: Secretaria Nacional da Pastoral Familiar – Brasília
Endereço: SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” – BRASÍLIA / DF
Telefone:(61) 3443 2900
Site: http://www.cnpf.org.br/
E-mail: vendas@cnpf.org.br

Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar
Coordenadores: Silvio Carlos e Aline Carneiro
Telefone: (61) 92148077 / (61) 37034862
E-mail: pastoralfamiliarbrasilia@gmail.com
Assessor Eclesiastico : Pe. Ricardo Ferreira de Carvalho

Vendas Subsídio: Hora da Família
Telefone: (61) 3443-2900
e-mail: vendas@cnpf.org.br
Site: www.lojacnpf.org.br

Por Gislene Ribeiro