Notícias da paróquia › 31/05/2016

Beleza, alegria e entusiasmo marcam festividade de Corpus Christi pela manhã

5990construcao_do_tapete_de_cp_2016Em comemoração ao Ministério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, celebrado no dia 26/05, a Arquidiocese de Brasília promove grande festividade na Esplanada dos Ministérios.

As atividades tiveram início, por volta das 07h da manhã, com a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, no meio do canteiro central, por onde passará a Procissão do Santíssimo Sacramento, que precede a Solenidade de Corpus Christi, marcada para as 17h.

Participam da construção do tapete, cerca de 600 jovens pertencentes a movimentos e pastorais de diversas partes do Distrito Federal (DF).

Feito de serragem, areia lavada e saibrosa, sal, palha de arroz, borra de café e  bisnagas de tinta líquida, o tapete é composto por 24 quadros, medindo 5mx4m, totalizando 120 metros.

O tema principal dos desenhos é a Sagrada Eucaristia. Por essa razão, a maioria dos quadros são representações de hóstias, cálices, ostensórios, âmbula e patena. Este ano, o diferencial são os quadros que apresentam o Ano da Misericórdia, o XVII Congresso Eucarístico Nacional, a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia e os cuidados com a nossa casa comum, sendo este último tema da Campanha da Fraternidade 2016.

Para a Beatriz de Andrade, Ceilândia, participar deste momento é uma demonstração de fé e também de muita alegria. “Para mim é uma grande satisfação poder participar deste momento de alegria, fé e amor por nosso Senhor, Jesus Cristo. É também uma forma de vivenciar verdadeiramente a Eucaristia”, disse a moça.

A Festividade do Corpo e Sangue de Cristo deste ano contou com uma grande novidade: a primeira Corrida de Corpus Christi, que também ocorreu na Esplanada dos Ministérios, nas duas primeiras faixas, contornando o quadrilátero do gramado central, na altura da Cúria Metropolitana, com largada às 08h.

Cerca de mil competidores participaram das três modalidades oferecidas: Caminhada de 2,5km; Corrida de 5km e Corrida de 10km.

Entre os participantes, estava o bispo auxiliar da Igreja de Brasília, dom Marcony Vinícius Ferreira, que participou da Caminhada de 2,5km. Empolgado, o bispo demonstrou sua satisfação com a adesão do povo.  “É com alegria que realizamos a 1ª Corrida de Corpus Christi, momento de alegria e união para o povo de Deus de nossa Capital. Agradeço a todos que apoiaram e vieram participar dessa Corrida para Deus”, disse o bispo.

Quanto à premiação, todos os participantes que concluíram o percurso receberam medalhas. Os três primeiros lugares da modalidade corrida receberam, além da medalha, o troféu respectivo à sua classificação. Veja abaixo quem foram os primeiros colocados:

Modalidade: Corrida – Categoria 5km – Masculino:

1º lugar: Silvestre Costa- tempo: 16minutos e 18 segundos

2º lugar: Alessandro Pires – tempo: 16minutos e 22segundos

3º lugar: Marcos Vinícius – tempo: 16 minutos e 54segundos

Modalidade: Corrida – Categoria 5km – Feminino:

1º lugar: Maria Socorro Laurindo – tempo: 20 minutos

2º lugar: Mariele de Almeida – tempo: 21minutos e 35 segundos

3º Daiane Leite – tempo: 21 minutos e 37 segundos

 

Modalidade: Corrida – Categoria 10km – Masculino:

1º lugar: Robério Ribeiro – tempo: 33minutos e 32 segundos

2º lugar: Igos Rodriguês – tempo: 34minutos e 52 segundos

3º Alessandro Sampaio – tempo: 37 minutos e 37 segundos

 

Modalidade: Corrida – Categoria 10km – Feminino:

1º lugar: Carolina Franco – tempo: 46 minutos e 54 segundos

2º lugar: Luzia Mendes – tempo: 49minutos e 22 segundos

3º lugar: Maria Seleide – tempo: 49 minutos e 57 segundos

 

O vencedor da Categoria de 5Km, Silvestre Costa, é atleta amador há 5 anos. Morador da Ceilândia, o rapaz disse que sempre gostou de corrida. “Eu sempre gostei de correr, corro  por satisfação e amor. Sempre que posso, participo de competições para testar os meus limites”, disse.

De acordo com Daniella Alfer, membro da Comissão Organizadora de Corpus Christi, o objetivo da Corrida de Corpus Christi foi trazer mais pessoas para as atividades pela manhã, na Festividade da Sagrada Eucaristia, como revelou a jovem logo abaixo.

“O objetivo da Corrida de Corpus Christi foi o de atrair maior participação popular no período da manhã e despertar o interesse dos participantes e transeuntes a prestigiar a confecção do tapete pelos jovens”.

Na parte da tarde, as atividades serão retomadas às 14h, com o atendimento de confissões. Já as 16h45, tem início a procissão do Santíssimo Sacramento, saindo da Catedral Metropolitana, rumo ao Santo Altar, onde o arcebispo metropolitano e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sergio da Rocha, presidirá a Solenidade. Concelebrarão a Santa Missa, os bispos auxiliares e todo o clero de Brasília.

Após a Celebração Eucarística, por volta das 18h30, haverá a solene procissão do Santíssimo Sacramento, em torno do quadrilátero gramado, em frente à Catedral. Ao longo do cortejo serão concedidas bênçãos para os doentes, governantes e as famílias.

Não percam!

Clique aqui e veja mais fotos da Festa de Corpus Christi.

 

Por Gislene Ribeiro – Via Arquidiocese de Brasília
Fotos: Núcleo de Fotografia da Arquidiocese de Brasília e Rádio Nova Aliança