Notícias › 25/11/2016

Crianças com câncer fazem enfeites da Árvore de Natal do Vaticano

A Árvore de Natal que vai decorar a Praça São Pedro, nas próximas semanas chegou na noite desta quarta-feira, 23, ao Vaticano, vinda das florestas de Lagorai, na região italiana do Trentino.

O abeto vermelho de 25 metros foi cortado no dia 13 de novembro, dia em que crianças da escola primária local plantaram 40 novas árvores numa área próxima do sítio em que a floresta foi atingida por um parasita.

À exemplo do que aconteceu em 2015, a árvore de Natal vai ser decorada com esferas em barro, criadas por crianças tratadas em unidades oncológicas de vários hospitais italianos.

As bolas coloridas representam os sonhos das crianças com câncer, numa iniciativa da Fundação Lene Thun, que promove um programa de terapia recreativa com cerâmica, que envolve também os pais dos menores.

A Rádio Vaticano adianta que, à imagem de anos anteriores, a madeira da Árvore de Natal da Praça São Pedro vai ser posteriormente utilizada para “fins de beneficência”, como a criação de brinquedos.

Inauguração da árvore

A inauguração da árvore está marcada para o dia 9 de dezembro, às 16h30 locais, juntamente com o presépio, que este ano vem da ilha de Malta.

A iluminação conta com 18 mil lâmpadas LED, das quais 1400 cintilantes, num consumo de apenas 1,7 KW.

Francisco vai receber em audiências as crianças em tratamento oncológico e delegações oficiais de Trentino e de Malta, para a apresentação oficial destas ofertas ao Vaticano.

Por Agência Ecclesia