Notícias da paróquia › 17/04/2014

Dom Leonardo completa 9º ano de Ordenação Episcopal

O Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Ulrich Steiner, completa nesta quinta-feira, 16 de abril, nove anos de Ordenação Episcopal.

Nomeado Bispo pelo Papa João Paulo II, para prelazia de São Felix do Araguaia, Mato Grosso, em 2 de fevereiro de 2005, recebeu a ordenação episcopal no dia 16 de abril do mesmo ano, em Blumenau (SC), adotando como lema “Verbo feito carne”.

No dia 11 de setembro de 2011, o Papa Emérito Bento XVI, nomeou-o como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

Dom Leonardo assumiu as atividades na Capital Federal no dia 19 de setembro do mesmo ano. Na ocasião foi celebrada uma missa em ação de graças, na Catedral Metropolitana, dando boas vindas ao novo Bispo.

Atualmente, além de ajudar na administração da Arquidiocese de Brasília, Dom Leonardo atua como Secretário Geral da Conferencia dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Leonardo atua como Bispo auxiliar juntamente com Dom Valdir Mamede, Dom José Aparecido Gonçalves e Dom Marcony Ferreira.

 

Biografia

Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu no dia 06 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Santa Catarina. Formado em Teologia, Pedagogia e Filosofia, atuou na formação dos seminaristas e frades franciscanos durante 18 anos e foi professor nas casas de formação.

Ajudou nas paróquias onde os seminários se encontravam. Exerceu a função de Secretário Geral da Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e também foi professor de filosofia na mesma Universidade. Antes da nomeação lecionou na Faculdade São Boaventura em Curitiba.

De 2007 a 2011 foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e vice-presidente do regional Oeste-2 da CNBB.

No dia 10 de maio de 2011 foi eleito Secretário-Geral da CNBB.

Por Kamila Aleixo