Geral, Notícias › 06/09/2013

Exposição na Catedral de Brasília mostrará imagens das visitas de três papas a Israel

Brasília, 30 de agosto de 2013 – Por ocasião da visita do papa Francisco ao Brasil, a Catedral Metropolitana de Brasília recebe a exposição “Os papas em Israel, a Terra Santa”, de 10 a 18 de setembro. São 20 banners com imagens dos papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI em visita a locais sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos. A exposição é organizada pela Embaixada de Israel, em parceria com a Arquidiocese de Brasília e a Conib (Confederação Israelita do Brasil).

A abertura oficial da mostra será dia 10, e contará com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, e do arcebispo da cidade, Dom Sergio da Rocha.

Em 1964, o papa Paulo VI foi a Israel, em visita não oficial, em um período em que o Vaticano e o Estado judeu não mantinham relações diplomáticas – o que só veio a ocorrer em 1993, no papado de João Paulo II.

O papa polonês visitou Israel no ano 2000, em um grande passo para o fortalecimento do diálogo católico-judaico. Ele foi ao Muro das Lamentações e ao Yad VaShem, Museu do Holocausto, em Jerusalém. Foi a primeira vez que um papa visitou os dois locais, de importância central para o judaísmo.

Bento XVI, em 2009, também visitou o Muro e o Yad VaShem. Ele visitou ainda o campo de extermínio de Auschwitz. Após sua renúncia, em fevereiro deste ano, foi saudado em Israel como um amigo que ajudou a promover o diálogo e a coexistência.

Resumo para sessão roteiro:

Exposição Papas em Israel, a Terra Santa. São 20 banners com imagens dos papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI em visita a locais sagrados em Israel. De 10 a 18 de Setembro, segunda, das 8h às 17h; terça a domingo, das 8h às 18h. Local: Catedral Metropolitana de Brasília. Entrada franca. Classificação livre.

Mais informações:

Adson Boaventura

Assessoria de Imprensa

Embaixada de Israel