Notícias › 21/05/2018

Grupo de Assessores da CNBB e membros do Conselho Pastoral em reunião

Nesta segunda-feira, 21 de maio, o grupo de assessores que serve no trabalho das comissões episcopais da CNBB se reúnem para a reunião mensal ordinária na qual aprofundam temas relevantes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. E na terça e quarta-feira, é a vez de se encontrarem na sede provisória da CNBB Matriz, os bispos que presidem as comissões episcopais sob a coordenação da Presidência da Conferência.

Reunião do GA

Os assessores da CNBB formam um grupo que tem ampla atuação no trabalhos das comissões, uma vez que respondem pela execução dos projetos que os bispos formulam e aprovam anualmente para animar a ação evangelizadora nos regionais e nas dioceses de todo o País. Este grupo tem como base dos serviços que prestam, a sede em Brasília, mas estão em constante circulação para atender as bases das pastorais para as quais suas comissões trabalham. Cabe a eles também acompanhar as reunião dos bispos tanto do Conselho de Pastoral (Consep), como do Conselho Permanente (CP).

Nos encontros específicos dos assessores estão em pauta vários temas relevantes e atuais da discussão do episcopado e por causa disso, antes das reuniões dos conselhos, em algumas ocasiões, são apresentado temas que serão tratados pelos bispos de modo que os assessores possam enviar, com antecedência, a colaboração do grupo para o debate dos conselhos sobre vários temas da evangelização. Entre os assuntos que serão discutidos pelos assessores estão:

– Processo de revisão do Estudo 102 da CNBB e Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência;
– Pré Sínodo dos Jovens com o Papa;
– Processo de preparação do Sínodo para Amazônia;
– Avaliação da 56ª Assembleia Geral;
– Encontro dos assessores com os novos bispos.

Reunião do Consep

Para os trabalhos do Consep nos dias 22 e 23 de maio, o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, encaminhou carta aos membros do Conselho apresentando os seguintes temas: Análise de Conjuntura, Campanha da Fraternidade 2019 – Texto, Música, Cartaz; Encaminhamentos da 56ª AG; XIII Encontro de Bispos dos Países Lusófonos; Comunicação das Comissões”. Além disso, os bispos terão tempo para se encontrar com suas assessorias e ainda, no final do encontro, poderão realizar uma sessão privativa.

Entre os temas da pauta deve tomar tempo significativo do encontro deste mês de maio os encaminhamentos da última assembleia da CNBB realizada de 11 a 20 de abril, em Aparecida. O episcopado esteve reunido para discutir as novas Diretrizes para a Formação Sacerdotal no Brasil. Além desse tema principal, vários outros foram apresentados no plenário da assembleia e vários foram encaminhados para aprofundamento do Consep.

Por CNBB