Notícias da paróquia › 25/01/2017

Igreja de Brasília acolhe Imagem Peregrina em Santa Missa no dia 05 de fevereiro

A Arquidiocese de Brasília convida a todos para participarem da Missa de Acolhida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, no dia 05 de fevereiro, às 18h, na Catedral Metropolitana de Brasília.

A imagem é uma fac símile da padroeira, que será recebida pelo cardeal dom Sergio da Rocha, durante missa de envio em Aparecida, dia 04 de fevereiro, às 09h.

Após a Missa de acolhida na Igreja Mãe, Catedral, no domingo, a partir do dia seguinte, dia 06/02, a imagem peregrinará por todas as paróquias da Arquidiocese de Brasília intituladas Nossa Senhora Aparecida, até o dia 19 de fevereiro.

No último dia de visita, 19/02, a imagem sairá da Paróquia localizada no PADF, na parte da tarde, e seguirá para a Catedral Metropolitana de Brasília, onde será realizada a Missa de Encerramento da visita da Imagem peregrina, às 18h, presidida pelo cardeal dom Sergio da Rocha.

A visita faz parte da Celebração do Ano Mariano, promovido pelo Santuário Nacional de Aparecida, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Assim como a Arquidiocese de Brasília, diversas dioceses e arquidioceses do país receberam e estão recebendo a visita da imagem peregrina da padroeira. Para a organização do evento, em Aparecida, a peregrinação da imagem é uma retribuição da visita dos romeiros ao Santuário, além de uma forma de aproximar os fieis de Deus e da salvação,como enfatizaram abaixo.

“A visita de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número superior a 10 milhões de peregrinos ao ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida. A comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da Salvação”.
Venha conosco homenagear nossa Mãe Aparecida!

Confira, logo abaixo, as datas e paróquias que irão receber a Imagem Peregrina:

Cidade 

Data

Endereço

Catedral

 

05/02
18h
Missa de Acolhida Imagem Peregrina
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Esplanada dos Ministérios
Contato: (61)3224-4073

Gama

06 e 07/02

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – AE 01 Praça 01 Quadra 07, Setor Oeste. Contato: 3556-3359

Samambaia

08 e 09/02

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – QN 406 conjunto A lote 01. Contato: 3358-2431

São Sebastião

10 e 11/02

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Rua 48 lote 450, Centro. Contato: 3335-3327

Sobradinho II (Contagem)

12 e 13/02

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – ROD-DF 150 KM 5 – S/N  Residencial Morada LT 33/37 Setor Hab. Contagem. Contato: 3972-5667

Sobradinho (Fercal)

14 e 15/02

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Quadra 9 A.E.: 1, Engenho Velho – Setor Habitacional Fercal. Contato: 3483-1103

Planaltina (Vale do Amanhecer)

16 e 17/02

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – CR 87 lote. 03 – Vale do Amanhecer. Contato: 3388-3257

PADEF

18 e 19/02

Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida. Contato: 99661-6410
Catedral 19/02
18h
Missa de Encerramento da Visita da Imagem Peregrina
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Esplanada dos Ministérios
Contato: (61)3224-4073

Papa Francisco confirma Ano Jubilar Mariano com concessão de indulgência plenária aos fiéis

A Penitenciária Apostólica anuncia que o Santo Padre, o Papa Francisco, confirmou o Ano Jubilar Mariano, já em curso no Brasil, e informou ainda que Indulgências plenárias poderão ser obtidas até 12 de outubro de 2017, ao longo das comemorações pelo tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

Poderão alcançar as indulgências, aqueles que se confessarem, que comungarem, que rezarem em intenção do Santo Padre, o Papa, e que, “verdadeiramente penitentes e impulsionados pela caridade”, visitarem na forma de peregrinação a basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), ou qualquer igreja paroquial do Brasil dedicada à padroeira do país.

Foi estabelecido também, que fiéis impedidos pela velhice ou por grave doença poderão igualmente alcançar a indulgência plenária. Para isso, é preciso “a rejeição de todo pecado, e com a intenção de cumprir onde em primeiro lugar for possível as três costumeiras condições: rezar, comungar e rezar em intenção do Papa; e espiritualmente se dedicarem diante de alguma pequena imagem da Virgem ‘Aparecida’, a funções ou peregrinações jubilares, ofertando suas preces e dores ao Deus misericordioso por Maria”.

Para facilitar o “alcance do divino perdão”, por parte dos fieis, a Penitenciária Apostólica orienta que os sacerdotes aos quais está confiado o cuidado pastoral da basílica de Aparecida e os párocos das paróquias que possuem o título de Nossa Senhora Aparecida se ofereçam,  “com animo pronto e generoso”, para a celebração da Penitência e para  administrar “a Sagrada Comunhão aos enfermos”.

 

Igreja de Brasília celebra Ano Nacional Mariano

Durante a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, foi aberto oficialmente o Ano Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul, próximo à cidade de Guaratinguetá, em São Paulo.

As celebrações se estenderão até o dia 11 de outubro de 2017. Ao longo deste período, as (arqui)dioceses são convidadas a realizarem atividades para vivenciarem intensamente o jubileu, voltando seus corações para a Santíssima Virgem Maria, como citou dom Sergio da Rocha, cardeal-arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, durante o lançamento do Ano Mariano, em 22 de setembro passado.

“Nós esperamos muito que o Ano Mariano possa ser de intensa evangelização com Maria, contando com a sua proteção, seguindo os seus exemplos, mas sendo essa Igreja em saída, essa Igreja misericordiosa, que a exemplo de Nossa Senhora vai ao encontro dos irmãos para compartilhar a alegria do Evangelho de Jesus Cristo, alegria da fé em Cristo”, disse o cardeal-arcebispo.
CNBB realiza ato de lançamento do Ano Mariano

A Igreja do Brasil celebrará o Ano Nacional Mariano a partir do dia 12 de outubro deste ano até o dia 11 de outubro de 2017, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas Águas do Rio Paraíba do Sul.

A iniciativa é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que realizou o ato oficial de lançamento do Ano Mariano nesta quarta-feira, 21/09, com Santa Missa na própria sede.

A Celebração foi presidida pelo arcebispo e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha e concelebrada pelo Arcebispo de S. Salvador da Bahia-BA e Vice-Presidente da CNBB, dom Murilo S. R. Krieger, e pelo bispo auxiliar e Secretário-Geral da CNBB, dom Leornardo Ulrich Steiner. Participaram ainda membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que estava reunidos nos últimos dias na sede do organismo.

Em seguida, dom Sergio compartilhou as expectativas para o Ano, conclamando a todos para, como Maria, sairmos em missão de encontro aos sedentos de Deus. “Nós esperamos muito que o Ano Mariano possa ser de intensa evangelização com Maria, contando com a sua proteção, seguindo os seus exemplos, mas sendo essa Igreja em saída, essa Igreja misericordiosa, que a exemplo de Nossa Senhora vai ao encontro dos irmãos para compartilhar a alegria do Evangelho de Jesus Cristo – alegria da fé em Cristo”, concluiu.

Na ocasião também foi divulgada a carta dos Bispos reunidos no Consep, sobre as comemorações pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Para os bispos, esse será o momento de “celebrar, fazer memória e agradecer, (…) fazendo com que cresça ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2,5)”.

Leia a mensagem na integra logo abaixo ou baixe aqui.

 

Por Arquidiocese de Brasilia