Notícias › 13/06/2018

Mensagem para Dia Mundial dos Pobres será apresentada amanhã

A mensagem para o Dia Mundial dos Pobres 2018, data instituída pelo Papa Francisco, será apresentada amanhã, quinta-feira, 14, informou a sala de imprensa da Santa Sé nesta terça-feira, 12.

O texto será apresentado aos jornalistas em coletiva de imprensa, com a presença do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, e do sub-secretário do mesmo órgão, Mons. Graham Bell. A mensagem estará disponível em sete idiomas – italiano, francês, inglês, alemão, espanhol, português e polonês.

O Dia Mundial dos Pobres é uma data instituída pelo Papa Francisco em novembro de 2016, no contexto do Jubileu da Misericórdia, e deve ser celebrado no penúltimo domingo do ano litúrgico, que neste ano será em 18 de novembro. Sua instituição foi anunciada na carta apostólica Misericordia et misera, por ocasião do término do Ano Santo Extraordinário.

“Será um Dia que vai ajudar as comunidades e cada batizado a refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta da nossa casa (cf. Lc 16, 19-21). Além disso este Dia constituirá uma forma genuína de nova evangelização (cf. Mt 11, 5), procurando renovar o rosto da Igreja na sua perene ação de conversão pastoral para ser testemunha da misericórdia”, explica o Papa sobre a instituição da data.

A primeira vez que o Dia Mundial dos Pobres foi celebrado foi em 2017. “Não amemos com palavras, mas com obras” foi o tema da mensagem do Papa para a ocasião.

Por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé