Palavra do Pastor › 03/03/2019

8º Domingo Do Tempo Comum – 03/03/2019

Frutos que Brotam do Coração

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

“A palavra mostra o coração do homem”, afirma o livro do Eclesiástico (27,7), alertando para a necessária prudência e discernimento perante as pessoas. Vivemos numa época em que as pessoas se deixam levar facilmente pelas aparências ou pela primeira impressão. Quando alguém age deste modo, é grande o risco de enganar-se ou de ser injusto.

A segunda leitura (1Cor 15,54-58) nos apresenta a conclusão da catequese de São Paulo aos Coríntios sobre a ressurreição, lida nestes quatro últimos domingos. A nossa vitória sobre a morte é consequência da vitória de Cristo.  Com ele e graças a ele, nós alcançamos a vitória sobre o pecado e a morte. Paulo conclui exortando-nos a permanecer firmes e a esforçar-nos, cada vez mais, “na obra do Senhor”.

No Evangelho proclamado (Lc 6,39-45), encontramos vários ensinamentos de Jesus para que a comunidade dos discípulos jamais se afaste do Mestre. Cada discípulo é chamado a ser como o Mestre, que é Jesus, permanecendo na verdade. Os seguidores de Jesus são chamados a reconhecer as próprias falhas e limitações, ao invés de condenar o outro, e a produzir bons frutos a partir do “bom tesouro do coração”.

Estaremos iniciando a Quaresma no próximo dia 06, quarta-feira de Cinzas. Vamos iniciar um tempo especial de conversão e penitência, em preparação para a Páscoa. Deus nos oferece mais uma oportunidade privilegiada para produzir os bons frutos que ele espera de nós. É preciso refletir seriamente sobre qual tipo de árvore nos representa, a boa ou ruim, considerando os frutos que temos produzido. Nestes dias em que muitos buscam a alegria sem Deus, possamos dar testemunho da verdadeira alegria que se encontra em Deus e na vivência da sua Palavra. Felizes os que acolhem a Palavra de Deus e a põem em prática nas diversas situações da vida, nos momentos de alegria e de dor.

Lembre-se que a quarta feira de Cinzas continua a ser dia de jejum e abstinência. Participe da missa na quarta feira de Cinzas, a ser celebrada em todas as paróquias da Arquidiocese de Brasília. Na Catedral, a celebração eucarística será às 19:30 h. Em todo o Brasil, com a Quaresma, será iniciada também a Campanha da Fraternidade, tendo como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e como lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.  Possamos viver o amor fraterno, com suas várias exigências, conforme o ensinamento de Jesus, na família, na comunidade e nos diversos ambientes da vida social.