catedral-logo

XXIX Domingo do Tempo Comum

Rezar sempre e nunca desistir!

16/10/2016

 

A Palavra de Deus nos leva a refletir sobre a oração (1ª Leitura e Evangelho) e a importância da Sagrada Escritura (2ª Leitura). O Evangelho (Lc 18,1-8) ressalta a necessidade da perseverança na oração. No início do texto, São Lucas explica que “Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir”. A viúva que recorre ao juiz, com insistência, clamando por justiça, torna-se modelo de perseverança na oração. Além disso, é destacada a resposta de Deus, que escuta a prece perseverante dos “que dia e noite gritam por ele” (Lc 18,7). A parábola se conclui com uma interrogação, que nos faz pensar na importância da fé para a oração: “O Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” (Lc 18,8). A oração brota do coração e dos lábios de quem crê em Deus; por isso, nele confia e espera.

O livro do Êxodo nos apresenta o exemplo de constância na oração deixado por Moisés. Ele intercede pelo povo que estava sendo atacado por inimigos, no caminho para a nova terra. As mãos de Moisés levantadas em oração eram condição para obterem a vitória. “Enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia” (Ex 17,11). Quando ele não conseguia mais conservar as mãos erguidas, foi ajudado a permanecer em oração. Quando necessário, nós também devemos nos ajudar a permanecer com as mãos levantadas em oração, a fim de que ninguém desista de rezar.

A importância da Sagrada Escritura é destacada pela segunda Carta de São Paulo a Timóteo. Ela tem “o poder de comunicar a sabedoria”, sendo “útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça” (2Tm 3,15-16), devendo ser proclamada com insistência. É importante que a Palavra de Deus seja rezada, meditada e vivida por cada um, por cada família e comunidade, iluminando os momentos de oração pessoal e comunitária. A leitura orante da Bíblia merece especial atenção. Por isso, leia e medite a Palavra de Deus, em clima de oração, no seu dia a dia. Procure rezar, de modo especial, os salmos. A Liturgia deste domingo nos convida a orar o Salmo 120, reconhecendo que é “do Senhor é que nos vem o socorro; do Senhor que fez o céu e fez a terra”.

A nossa oração e a meditação da Palavra sejam acompanhadas da prática da misericórdia. Estamos chegando ao final do Ano Santo Extraordinário. Faça a sua peregrinação até as igrejas onde se encontram as portas da misericórdia. Seja “misericordioso como o Pai”, perdoando, promovendo a reconciliação e praticando as obras de misericórdia.

Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2024 abril

Semana 3

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 1
qui 2
sex 3
sáb 4
dom 5
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat