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Horários de Missas e Confissões

 

Participe conosco das Missas celebradas diariamente na Catedral de Brasília:

De Terça à Sexta-feira: 12h15
Sábado: 17h
Domingo: 08h, 10h30 e 18h

Tuesday to Friday: 12:15 pm
Saturday: 17:00 pm
Sunday: 08:00 am / 10:30 am / 18:00 pm

Du Mardi au Vendredi: 12h15
Samedi: 17h
Dimanche: 08h, 10h30, 18h

 

Confissões: 

  • Na Catedral: Durante o período de pandemia as confissões estão sendo atendidas combinando pessoalmente com o Padre após a missa.

 

Visitação na Catedral de Brasília:

De Terça a Sexta: das 8h às 16h45
Sábado: das 8h às 16h45
Domingo: das 9h às 17h45
(No horário das celebrações – Missas, casamentos e Batizados – não é permitido a visitação)

Tuesday to Friday: from 8:00 am to 4:45 pm
Saturday: from 8:00 am to 4:45 pm
Sunday: from 9:00 am to 5:45 pm
(During celebrations – Masses, weddings and Baptisms – visitation is not allowed)

Du mardi au vendredi : dans 8h à 16h45
Samedi : dans 8h à 16h45
Dimanche : dans 9h à 17h45
(Au moment des célébrations – Messes, mariages et baptêmes – les visites ne sont pas autorisées)

Importante:

1 – Os horários aqui informados podem sofrer alterações sem prévio aviso de acordo com a necessidade da agenda paroquial.

2 – O limite de pessoas nos bancos é de 120 pessoas. 

3 – A Catedral está com todos os requisitos necessários: álcool e tapete higienizador na entrada, medidor de temperatura, bancos afastados e com distanciador de lugares.

4 – A Limpeza da Nave Central pode ser alterada sem prévio aviso, ocasionando seu fechamento.

5 – Durante os horários das missas, as visitas à Catedral são interrompidas.

6 – Visita de grupos não é necessária agendar. Pedimos apenas observa os horários das missas, pois a visitação é interrompida


Sobre a Santa Missa

Na Missa, os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia, na qual Jesus reuniu Seus apóstolos, durante a Páscoa do ano de Sua morte. Normalmente, aquela ceia seguiria o ritual das ceias cultuais judaicas, nas quais o hospedeiro tomava um pedaço de pão, erguia-o um palmo acima da mesa e dizia uma breve oração antes de dividi-lo com todos. Na Páscoa, para assegurar as graças divinas, a ceia incluía o sacrifício de um cordeiro. Jesus, porém, tomou o pão, partiu-o e disse: “Tomai, comei. Isto é o Meu Corpo que será entregue por vós”, colocando-Se no lugar do cordeiro. No fim da ceia, Jesus tomou o cálice de vinho e o abençoou, dizendo: “Bebei dele todos; porque isto é o Meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado em favor de muitos para remissão de pecados”. Ao falar “Nova Aliança” (o mesmo que Novo Testamento), Jesus quis afirmar que não valia mais a Antiga Aliança (ou Antigo Testamento), pela qual Deus escolhera apenas o povo de Israel para ser o Seu povo. A Nova Aliança estabelecia uma nova relação entre Deus e os homens, segundo a qual todos os povos seriam chamados a ser filhos de Deus. Jesus terminou com a frase “Fazei isto em memória de mim” para deixar marcada no coração dos homens essa mudança, de uma forma especial.

Com isso, instituiu-se o sacramento da Eucaristia, que é o ritual central da Missa e a memória da paixão de Cristo. Nele, por meio da comunhão, mostramos nossa gratidão por poder partilhar a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo e revivem-se todos os momentos da memorável refeição de Jesus com os apóstolos, com o mesmo sentido de fraternidade.

A Missa apresenta quatro partes distintas. A primeira consiste dos Ritos Iniciais, marcando a chegada e a reunião de todos os convidados em torno da mesa. A segunda parte, uma animada conversa entre amigos que se encontram, é a Liturgia da Palavra, o alimento espiritual, a palavra de Deus – a Boa Nova que Jesus pregava. A terceira parte é a Liturgia Eucarística, o coração da Missa, que revive o mistério pascal de Cristo, ou seja, Sua morte e ressurreição. Com a consagração feita sobre o altar, a hóstia adquire as propriedades do corpo de Jesus, e os fiéis, como fizeram os apóstolos, tomam seu alimento sólido (o pão, agora em forma de hóstia) e podem tomar o vinho, seu alimento líquido (em muitas ocasiões o celebrante imerge a hóstia no cálice de vinho antes de oferecê-la ao fiel), ressurgindo com Cristo para uma nova existência. A quarta e última parte, a bênção e a despedida dos Ritos Finais, tem o mesmo sentido da bênção dada por Jesus a seus discípulos após Sua ressurreição: que apregoassem pelo mundo a palavra de Deus.

Exame de Consciência

No sacramento da reconciliação, JESUS se faz presente através do sacerdote para nos ouvir, nos falar, para perdoar nossos pecados e nos dar a garantia da absolvição. (Clique aqui para ler o artigo completo)

Confissões

O pecado é uma inclinação para o mal. É falta contra a razão, a verdade, a consciência reta. É uma falta ao amor verdadeiro, para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Ele fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. (Clique aqui para ler o artigo completo)

 

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