Notícias › 11/11/2016

Natal no Vaticano: inauguração do Presépio e árvore em 9 de dezembro

No próximo dia 9 de dezembro, às 16h30min, terá lugar na Praça São Pedro a inauguração do Presépio e da iluminação da árvore de Natal.

O Presépio e a árvore permanecerão iluminados desde a tarde em que serão inaugurados até a noite do domingo, 8 de janeiro de 2017, dia em que se comemora o Batismo do Senhor e se conclui a Liturgia do Tempo do Natal.

Abeto vermelho

A árvore – um abeto vermelho de 25 metros e com uma circunferência máxima de tronco de cerca de 75cm (reduzido a 65 para permitir o transporte) – será doado pela Comunidade de Scurelle – Floresta do Lagorai, Província Autônoma de Trento.

Compensação

No momento do corte – previsto para o domingo 13 de novembro – as crianças da Escola Elementar de Scurelle plantarão cerca de 40 novas mudas de abeto vermelho e de lariço, em uma região um pouco distante de onde, no outono passado, foram abatidas algumas árvores atingidas por um parasita.

Depois do corte, a árvore será transportada por um Helicóptero do Exército Italiano – com a colaboração da Proteção Civil de Trento – e colocado sobre um TIR, que o transportará até a capital, onde deverá chegar na noite entre 23 e 34 de novembro. Com o auxílio dos funcionários da Direção de Serviços Técnicos e dos Jardins Vaticanos, será levantado na Praça São Pedro.

Crianças com câncer

Também neste ano a árvore será ornamentada pelas reproduções de esferas em argila, representando desenhos realizados por crianças em tratamento, nos setores oncológicos de alguns hospitais italianos. Estas crianças, junto aos seus pais, participaram de um programa de cerâmica-terapia recreativa nos laboratórios hospitalares permanentes, idealizados, coordenados e geridos pela ONG Fundação Condessa Lene Thun.

Iluminação

Uma das novidades diz respeito à iluminação, sobretudo no cuidado com o ambiente: 18 mil lampadinhas com tecnologia led, das quais 1.400 terão “efeito pisca”, num peso total de 140 kg e um consumo de somente 1,7 KW.

Presépio

O Presépio, por sua vez, será doado pela Arquidiocese e pelo Governo de Malta, que no último ano promoveram um concurso com este objetivo, reunindo artistas locais. O esboço escolhido pela comissão maltesa é do artista de Gozo, Manwel Grech. A montagem cenográfica reproduz a paisagem maltesa, a arquitetura das construções, flora e fauna local.

A obra medirá 17 metros de largura, 12 de profundidade e altura máxima de 8 metros. Os personagens vestirão indumentária típica maltesa, além de objetos e instrumentos musicais. Serão 17 os personagens.

Migrantes

Naturalmente, estará presente a Cruz de Malta e um “luzzu” – típica embarcação do arquipélago maltês, que não somente representa a tradição, a pesca e a vida, mas, infelizmente, também a realidade dos migrantes, que justamente naquelas águas, navegam com embarcações para chegar à Itália.

Audiência com o Santo Padre

Na manhã de 9 de dezembro, as delegações trentina e maltesa, junto a algumas das crianças que realizaram as esferas, serão recebidas em audiência com o Santo Padre para a apresentação oficial das doações.

Por Rádio Vaticano