Notícias da paróquia › 02/04/2014

Ordenação Episcopal de Monsenhor Marcony será presidida pelo Cardeal Freire Falcão

A Arquidiocese de Brasília convida a Igreja de Brasília a participar da Ordenação Episcopal de Monsenhor Marcony Vinícius Ferreira, que será celebrada no dia 12 de abril, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, às 08h30.

A Cerimônia será presidida pelo Cardeal José Freire Falcão, Arcebispo Emérito da Capital Federal, e concelebrada por Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília, e por Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Após a ordenação, o religioso será Bispo Auxiliar da Arquidiocese junto com Dom Valdir Mamede, Dom Leonardo Ulrich Steiner e Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida. A divulgação da nomeação do novo bispo eleito pelo Papa Francisco aconteceu no dia 19 de fevereiro.

Monsenhor Marcony nasceu no dia 3 de março de 1964, no bairro de Vila Planalto, em Brasília. Ingressou, aos 16 anos, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, onde se formou em filosofia e teologia.  Em 03 de dezembro de 1988, aos 24 anos, recebeu a Ordenação Sacerdotal, tornando-se o primeiro padre nascido e consagrado em Brasília.

Em 1989, começou sua especialização em liturgia, em Bogotá e em 1996, deu início ao mestrado, no Vaticano; formação que precisou ser interrompida a pedido do Cardeal Dom José Freire Falcão, então Arcebispo da Arquidiocese, que lhe confiou à missão de cuidar da Catedral.

Em 2011, o religioso retornou ao vaticano para finalizar o mestrado. De volta à Brasília, um ano e meio depois, foi nomeado Vigário Episcopal do Vicariato Centro pelo arcebispo Dom Sergio da Rocha, que após um ano, o designou para o posto de Vigário Geral e Moderador da Cúria Metropolitana, cargo atual e que será mantido após a Ordenação.
Informações:
Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Endereço.: Esplanada dos Ministérios
Telefone: (61)3224-4073