Notícias da paróquia › 02/02/2017

Projeto Alfabetização Cidadã está com inscrições abertas

A Universidade Católica de Brasília, localizada em Taguatinga Sul, está com as inscrições abertas para o Projeto de Alfabetização Cidadã de Jovens e Adultos.

O curso tem duração de 9 meses e será oferecido para a comunidade carente do Distrito Federal, totalmente de graça.

Desenvolvido pela Universidade Católica, em parceria com outras instituições, o projeto Alfabetização Cidadã visa atender jovens e adultos não alfabetizados, de 11 regiões do Distrito Federal.

Entre as cidades que receberão o projeto estão: Taguatinga (campus I da UCB), Riacho Fundo II, Samambaia, Recanto das Emas, Varjão, Areal, Santa Maria, Sobradinho, Gama, Taguatinga e Brazlândia.

Segundo a professora especialista Gleice Lemos, Gestora do Projeto Alfabetização Cidadã, a finalidade do projeto é acolher pessoas que possuem vulnerabilidade social, desamparo, carências de diversas instâncias e que não possuem apoio nem incentivo para iniciar e dar continuidade à vida acadêmica; dando para o alfabetizado uma vida com mais dignidade e com participação legítima na sociedade.

As aulas serão ministradas por estudantes e moradores das áreas que serão contempladas pelo projeto, que passarão por curso de capacitação, oferecido pela UCB.

O projeto doará todos os materiais utilizados pelos alunos durante o período de alfabetização, como: pasta elástica transparente; caderno de uma matéria capa dura; 3 canetas; 3 lápis; borracha; tesoura; apontador; cola; tabuada; régua e corretivo.

Para poder participar do projeto, o interessado deve ter acima de 18 anos, não ser alfabetizado, morar no DF ou no entorno e possuir uma renda familiar de até R$ 400,00 por pessoa.

As inscrições deverão ser feitas pessoalmente no Campus da Universidade Católica, em Taguatinga, no Bloco L, sala 19.

No momento da inscrição, deverão ser apresentadas as cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

Não perca!

O último dia de inscrição é 17 de fevereiro.

Alfabetizador 

Interessados em serem alfabetizadores têm até o dia 17 de fevereiro para se inscreverem no projeto de alfabetização cidadã.

Os voluntários precisam ter acima de 18 anos e ensino médio completo.

Os selecionados passarão por um curso de capacitação com carga horária de 20 horas, oferecido pelo projeto, receberão uma bolsa auxílio de R$ 400 e certificados de capacitação, trabalho voluntário e, se for estudante de nível superior, de horas complementares.

Ganharão também um kit, contendo: Pasta elástica transparente; régua; caderno de planejamento; caderno do alfabetizador, 2 canetas; borracha; apontador; 3 lápis; apontador; 3 pincéis para quadro branco (podendo ter reposição ao longo do módulo); tesoura grande; 2 fitas durex; fita dupla face; 3 pincéis; apagador; caixa de Material Dourado; 3 caixas de forme palavras; 3 caixas de dominós de adição e 3 de subtração; minidicionário; 2 caixas de material fracionário de madeira, e  banner de identificação para fixar no local de aula.

Para se inscrever é necessário portar cópias da Carteira de Identidade, RG e comprovante de escolaridade.

As inscrições, assim como as dos alunos, deverão ser feitas pessoalmente no Campus da Universidade Católica, em Taguatinga, no Bloco L, sala 19.

Não perca essa oportunidade de ajudar as pessoas carentes a terem uma vida melhor, com mais dignidade!

Clique aqui e veja o mapa do Campus

Informações:
Local: Universidade Católica de Brasília-UCB
Endereço:  QS 07 Lote 01 EPCT – Águas Claras Taguatinga – campus I – Bloco L, Sala 19
Telefone: 3356 9162
Email: gleice@ucb.br / alfabetizacaocidada@ucb.br
Facebook:   www.facebook.com/alfabetizacao.cidada

 

Por Arquidiocese e Brasília