Notícias da paróquia › 16/06/2016

Relíquia de beata protetora dos migrantes visita Catedral

Santa Missa presidida neste domingo, 12/06, na Catedral Metropolitana de Brasília, pelo pároco João Firmino, abriu as comemorações pela 31ª Semana Nacional do Migrante, que este ano traz o tema: Migração e Ecologia e lema: O grito que vem da terra, retomando o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, sobre o cuidado da casa comum.

5997foto_um_abertura_da_semana_do_migrante_2016_foto_rosinha_martins

A Celebração Eucarística contou com a presença da relíquia da bem-aventurada Assunta Marchetti, co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-scalabrinianas.

A visita da relíquia – um pedaço de osso da beata – foi uma forma de homenagear a beata que, em vida, dedicou-se inteiramente a cuidar dos migrantes, principalmente, órfãos e enfermos, como cita o pároco João Firmino.

“Relembrando a vida da bem-aventurada Assunta Marcehtti, relembramos os ensinamentos de Deus que ela colocou em prática a serviço dos irmãos”.

A relíquia está visitando a Arquidiocese de Brasília, desde o último dia 07 de junho, e deve permanecer na Capital Federal até o fim das comemorações pela Semana Nacional do Migrante.

No decorrer desta semana, as paróquias e comunidades da cidade são convidadas a realizarem e a participarem de programações, como Círculos Bíblicos, palestras, debates, formações e diversas outras atividades culturais ligadas à questão migratória.

As atividades comemorativas seguirão até o dia 19, quando celebraremos o Dia do Migrante. No dia seguinte, 20 de junho, comemoraremos o Dia mundial do refugiado.

O objetivo das atividades é levar a comunidade a conhecer, rezar e a refletir sobre a realidade dos migrantes, assim como dos imigrantes dos diversos países, desenvolvendo ações pessoais e comunitárias de acolhida fraterna, solidariedade e respeito. Além disso, a Semana dos Migrantes é ocasião de trabalhar as diferenças sociais, como enfatizou uma das Coordenadoras da Pastoral do Migrante, Ir. Rosita Milesi, a Semana Nacional dos Migrantes.

“Como é de tradição, o tema e lema deste evento estão em consonância com a Campanha da Fraternidade: “Casa Comum, nossa responsabilidade”; o que proporciona um espaço favorável para trabalhar as desigualdades sociais e promover a integração social”, afirmou Ir. Rosinha Martins.

Segundo os últimos dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) – Junho/2015 – há no mundo mais 59,5 milhões refugiados. A região do Oriente Médio é a mais afetada com os deslocamentos, devido às guerras e conflitos religiosos.

De acordo com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e a Pastoral da Mobilidade Humana, em 2015, foram atendidos 1.140 refugiados e imigrantes no Distrito Federal e no entorno da capital.

Ainda segundo o IMDH e Pastoral Arquidiocesana, os atendidos são de 29 países diferentes, entre eles: Iraque, Índia, Afeganistão, Palestina, Marrocos, Guiné-Bissau, Uganda, Togo etc. Mas a maioria dos imigrantes e refugiados tem origem nos seguintes países:

– Gana – 318

– Haiti – 281

– Paquistão – 210

– Bangladesh – 54

– Síria – 53

Rezemos pelos nossos irmãos em cristo!

Venha e participe das atividades pela Semana Nacional do Migrante, que se encerra no domingo, 19/06, com Celebrações Eucarísticas nas seguintes paróquias:

– Paróquia São João Bosco – Capela São José – Vila Cauí – Núcleo Bandeirante – 08h

– Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Migrantes – Lago Oeste – 09h

– Capela Nossa Sra. dos Migrantes – Varjão, Par. Nossa Senhora do Lago – 10h

– Paróquia São Luiz Orione – Capela Nossa Sra. Desatadora dos Nós – Itapuã – 18h30

– Paróquia Santo Afonso – São Sebastião – 19h

Não perca!
Clique aqui e veja as fotos do evento.

6712cartaz_31_semana_nacional_do_migrante_2016

Informações:
Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Esplanada dos Ministérios
Telefone: (61)3224-4073
Site: http://www.catedral.org.br/

Local: Pastoral do Migrante
Endereço: SGAN – Avenida W5 Norte, Quadra 905 – Módulo A – Brasília / DF
Telefone: (61) 3340 2689 / 3468 2968 / 8415 8092
E-mail: pamig.brasilia@migrante.org.br

Local: Bom Jesus dos Migrantes
Endereço: Q. 04 AE 02   – Sobradinho
Telefone: (61) 3591-4684 / (61)3387-6777
E-mail: paroquiabjm@hotmail.com
Site: http://www.bomjesusdosmigrantes.com.br/

Centro Cultural dos Jesuítas (CCB)
Endereço: s/n – Módulo “B” – Asa Norte, Brasília – DF, 70830-012
Telefone: (61) 3426 0400

 

Por Gislene Ribeiro – Fotos: Ir. Rosinha Martins
Via Arquidiocese de Brasília