Notícias da paróquia › 24/08/2016

Santa Missa marca o encerramento da Semana Nacional da Família

5946sagrada_familia_do_facebookO encerramento da Semana Nacional da Família foi celebrado na manhã deste domingo, 21/08, com Santa Missa, na Catedral Metropolitana, presidida pelo padre André Pereira Lima, Vigário Geral da Cúria Metropolitana de Brasília. A Eucaristia foi precedida de procissão, que saiu às 09h de frente à Cúria Metropolitana.

Pastorais Familiares de quase todas as paróquias do DF passaram, em peregrinação, pela Porta Santa e lotaram a Igreja Mãe, para juntas celebrarem e vivenciarem o Jubileu, no contexto do Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Santo Padre, o Papa, em 2015.

No Vaticano, o Jubileu das Famílias foi realizado no dia 27 de dezembro de 2015, em sintonia com a Solenidade da Sagrada Família e o Ano Santo da Misericórdia.

Na ocasião, o Papa lembrou o exemplo da Sagrada Família de Nazaré, que peregrinou até o templo de Jerusalém, e em seguida convidou as (Arqui) Dioceses a convocarem as famílias a fazerem suas peregrinações rumo à Igreja onde foi aberta a Porta da Misericórdia, “para celebrar com elas o amor de Deus”, na finalidade de uma melhor vivência do Jubileu.

Durante a homilia, na celebração do Jubileu das Famílias, o pontífice destacou o valor e o peso da oração em família e aconselhou que as famílias caminhem e rezem juntas, apesar das dificuldades e contratempos.

“Que neste Ano da Misericórdia toda família cristã possa ser um lugar privilegiado desta peregrinação na qual se experimenta a alegria do perdão. No seio da família é onde somos educados ao perdão, porque temos a certeza de sermos compreendidos e apoiados, apesar dos erros que possam ser cometidos”, afirmou o Papa Francisco.

Na ocasião, o presidente do Pontifício Conselho, dom Vicenzo Paglia, ressaltou a importância da Peregrinação e passagem das Famílias pela Porta Santa, neste Ano da Misericórdia: “A misericórdia empurra as portas das igrejas e das casas para que se abram. E as famílias são convidadas a cruzarem as portas das catedrais do mundo, para poder assim abrir as portas de suas casas. As portas de todas as casas têm de ser uma Porta Santa para ir até os outros e para receber os pobres”, disse dom Vicenzo Paglia.

Não diferente, na Celebração na Catedral Metropolitana de Brasília, o padre André chamou a atenção de todos para o valor e o cuidado com as nossas famílias, que é a instituição base de tudo em nossa sociedade, além de ser, segundo ele, onde se proporciona fraternidade, perdão, amor, cuidado e convivência verdadeiramente humana. Encerrando, o padre apresentou todas as famílias do mundo para que sejam alcançadas pela reconciliação, pela fraternidade, pela misericórdia e pelo auxílio às necessidades essenciais.

A Semana Nacional da Família é promovida, há 24 anos, pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  Essa comemoração ocorre em âmbito nacional, contribuindo para fomentar discussões sobre vida e família na sociedade.

A Semana da Família teve início no domingo, dia 14/08, em ocasião do Dia dos Pais. E no decorrer da semana, as paróquias da Arquidiocese de Brasília realizaram suas próprias programações, a fim de envolver as famílias na reflexão temática deste ano: ‘Misericórdia na Família: dom e missão’.

Por Gislene Ribeiro