Notícias da paróquia › 22/10/2012

Um ano de Vida do Núcleo de Comunicação da Arquidiocese de Belém, no Pará

Por Tarcisio Siqueira

Brasilia, 19 de Outubro de 2012 (Pascom – Catedral de Brasilia/DF) – A Pastoral da Comunicação deve a oportunidade de entrevistar o Jornalista Responsável pelo Núcleo de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará, Sr Alan de Jesus, Jovem católico e jornalista nascido em Belém. Nesta entrevista ele nos conta como foi a experiência deste primeiro ano de existência do Núcleo:

1 – Alan quando nasceu a ideia de criar um Núcleo de Comunicação da Arquidiocese de Belém/PA? E por quê?

Alan de Jesus : *A ideia surgiu em outubro do ano passado. A iniciativa foi do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e da direção da Fundação Nazaré de Comunicação. A Arquidiocese possui hoje diversos meios de comunicação (rádio, jornal impresso, TV e Portal), porém não tinha ninguém que divulgasse os eventos católicos de forma externa. A iniciativa surgiu, então, da necessidade de fortalecer a Mensagem de Deus nos demais meios de comunicação.

2 – E para a Arquidiocese de Belém foi importante poder contar com esta estrutura e apoio? Como é hoje organizado o sistema de comunicação da Arquidiocese de Belém?

Alan de Jesus: Claro que sim. Primeiro porque facilita o processo de comunicação entre a Igreja e os jornalistas, que muitas vezes interpretam de forma errada determinados termos eclesiais. Segundo, porque permite uma organização do que está sendo veiculados sobre o catolicismo, o que nos possibilita no futuro quantificar os erros e acertos, e, consequentemente, analisar novas estratégias de comunicação, adaptando-as sempre a realidade conjuntural da Igreja de Belém. E terceiro, auxilia o processo de divulgação de festividades e eventos de paróquias que não possuem Pascom. Ou seja, reforça a catequização dos fiéis por meio de matérias e demais produtos jornalísticos. Até porque, acredito que, como afirma Ricardo Kotscho, “Jornalismo é Sacerdócio”. Essa ótica me permite afirmar que o jornalismo é doação voluntária e vontade de ajudar a sociedade e, mais especificamente, o jornalista religioso, além de ser um formador de opinião é, acima de tudo, um catequista que busca, por meio de suas matérias, realizar o encontro pessoal com Deus e o discernimento vocacional de seus leitores/telespectadores/internautas.

A comunicação da Arquidiocese de Belém se desenvolve a partir do planejamento de comunicação da Igreja de Belém em concordância com o Plano de Pastoral Arquidiocesano. Portanto, o Núcleo de Comunicação trabalha com clipagem das matérias religiosas nos meios de comunicação, alimentação da página eletrônica da Arquidiocese, gerenciamento de entrevistas de Dom Alberto, produção de conteúdo para divulgação em redes sociais, coberturas fotográficas, produção de pautas, releases, acompanhamentos em eventos, realização de coletivas e follow up.

3 – Sei que estamos muito próximos da festa do Círio de Nazaré, pode nos contar um pouco do trabalho do Núcleo de Comunicação em meio a esta grande festa?*

Alan de Jesus : *Como o Círio de Nazaré é um evento que reúne em Belém 2 milhões de pessoas, a Diretoria contrata para este evento uma empresa que trabalha especificamente com a assessoria de imprensa dessa manifestação católica. O Núcleo de Comunicação acompanha Dom Alberto em todas as 11 romarias, gerenciando suas entrevistas e agendando entrevistas com padres para todos os meios de comunicação. Além disso, na procissão da Trasladação e no Círio (segundo sábado e domingo do mês de outubro) fico responsável pelo link (localizado na Berlinda de Nossa Senhora), colocando o Arcebispo ao vivo na Rádio Nazaré, que tem conteúdo veiculado durante todo o trajeto das duas romarias. Vale ressaltar que enviamos matérias especiais sobre o assunto para outros meios de comunicação, mandando também sugestões de pautas e releases, quando se faz necessário, fora a alimentação do site da Arquidiocese de Belém.

4 – E qual o futuro do Núcleo? Ou melhor, quais os objetivos do Núcleo para os Próximos anos?

Alan de Jesus: No futuro a ideia é fortificar a Mensagem de Deus trabalhando com uma comunicação mais integrada entre todas as 73 paróquias pertencentes à Arquidiocese de Belém, promovendo formações em todas as Pascom. Também, buscar o intercâmbio de informações com as assessorias das demais Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do Brasil e, por que não, do mundo.
Alan de Jesus é Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e curso superior de Tecnólogo em Comunicação Institucional, atua há quase quatro anos na área de comunicação, diagramação e assessoria de imprensa. Há dois anos optou por escrever exclusivamente sobre religião e hoje está a frente do Núcleo de Comunicação da Arquidiocese de Belém, responsável pela comunicação da Igreja da capital paraense, pela alimentação do site dessa circunscrição eclesiástica e pelo gerenciamento das entrevistas do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Produz matérias religiosas também para o Jornal impresso O Liberal e para o Portal Diário Online, além de trabalhar voluntariamente publicando produtos jornalísticos para a Agência de Notícias Católicas Zenit (www.zenit.org) na edição em Português.