Horário de Funcionamento e Visita
Segunda-feira: das 08h às 17h
Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h (limpeza da Nave Central das 08h às 10:30h)
Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h
Hours of Operation and Visit
Monday: 8am at 5pm
Tuesday and Friday: 10:30 - 17: 00 (cleaning of the Central Ship from 08:30 - 10:30)
Wednesday, Thursday Saturday and Sunday: from 08h to 17h

Na Catedral: Dom Marcony preside missa em ação de graças pelos 60 anos de criação da Igreja de Brasília

Fieis participaram nesta quinta-feira, 16/01, da Celebração Eucarística em ação de graças pelos 60 anos de criação da Arquidiocese de Brasília, na Catedral Metropolitana de Brasília.

Presidida pelo bispo auxiliar Dom Marcony Vinícius Ferreira, esta Santa Missa faz parte das comemorações pelo Jubileu Arquidiocesano desta Igreja, iniciado em 31 de janeiro de 2019.

Durante a homilia, Dom Marcony lembrou alguns momentos importantes do processo de criação, instalação e desenvolvimento desta Igreja.

“A Igreja de Brasília celebra hoje a data em que foi instituída pelo Santo Padre, o Papa João XXIII. Por meio da Bula “Quandoquidem Nullum”, a Arquidiocese de Brasília foi criada, sendo desmembrada da Arquidiocese de Goiânia. Assim, todo o perímetro que comporta hoje o Distrito Federal é o mesmo território que comporta a Arquidiocese de Brasília. Todo o Distrito Federal é Arquidiocese de Brasília”, explicou Dom Marcony.

Para Dom Marcony, a instalação da Arquidiocese de Brasília foi essencial para auxiliar espiritualmente e socialmente os pioneiros, que em muitos casos, deixaram de lado a família e a cidade natal para assumir a missão da Construção da Capital Federal.

“A partir dos anos 60, com tudo começando do zero, era necessária a edificação de uma Igreja para acolher e dar suporte para todos os que aqui chegavam, para os candangos, para os filhos dos candangos, para os pioneiros”. A Igreja não só prestou assistência espiritual, mas também social. Por exemplo, para aquelas mães solteiras, dom José Newton criou a Casa do Candango. Lá, as mulheres podiam deixar os seus filhos, enquanto saiam para trabalhar nos ministérios”, lembrou o bispo .

Assim como a cidade de Brasília, com o passar do tempo, a igreja também foi crescendo na fé e em números. Veja abaixo os números citados por Dom Marcony.

“Dom José Newton entregou a Arquidiocese com 46 paróquias, Dom Falcão entregou a Arquidiocese, 20 anos depois, com 110 paróquias. Depois veio o nosso querido Dom João Braz de Aviz, que acresceu mais umas 10 paróquias. E hoje, com o nosso querido Dom Sergio, somos em 152 paróquias, mais de 300 capelas, e mais de 80 movimentos e pastorais”, afirmou Dom Marcony.

Para concluir, o bispo convidou a todos para participarem da celebração de encerramento do Ano Jubilar, que ocorrerá no dia 02 de fevereiro, às 10h30, também na Catedral.

Assista o vídeo abaixo e veja o que Dom Marcony tem a dizer sobre a história da Igreja de Brasília.

Leia mais:
Arquidiocese de Brasília comemora hoje 60 anos de criação

2020-01-16T21:52:38-03:0016/01/2020|