Acompanhe conosco a Novena de Nossa Senhora Aparecida

ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA

CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA APARECIDA

NOVENARIO 2021

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, ao iniciar mais um dia de novena em preparação para a festa de Nossa Senhora Aparecida, agradeçamos a ela pelos benefícios de sua intercessão e peçamos os bens espirituais necessários para continuarmos a caminhar como Igreja da Palavra. Queremos, neste ano em que celebramos seu esposo São José e a reflexão da Alegria do Amor em nossas famílias, renovar a escuta da Palavra de Deus, o compromisso missionário em nossa Igreja Arquidiocesana e o bom convívio familiar. Rezemos juntos a oração a Nossa Senhora Aparecida:

Ó INCOMPARÁVEL MÃE

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA,

MÃE DE DEUS, RAINHA DOS ANJOS, ADVOGADA DOS PECADORES, REFÚGIO E CONSOLAÇÃO DOS AFLITOS E ATRIBULADOS. NOSSA SENHORA APARECIDA, CHEIA DE PODER E DE BONDADE, LANÇAI SOBRE NÓS UM OLHAR FAVORÁVEL, PARA QUE SEJAMOS SOCORRIDOS POR VÓS, EM TODAS AS NECESSIDADES EM QUE NOS ACHARMOS. E DE MODO PARTICULAR HOJE, NESTA NOVENA, FAÇO MEU PEDIDO (  ). NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL LIVRAI-NOS DE TUDO O QUE POSSA OFENDER-VOS E AO VOSSO SANTÍSSIMO FILHO JESUS. PRESERVAI-NOS DE TODOS OS PERIGOS DA ALMA E DO CORPO, DIRIGI-NOS EM TODOS OS ASSUNTOS ESPIRITUAIS E TEMPORAIS, LIVRAI-NOS DA TENTAÇÃO DO DEMÔNIO, PARA QUE, TRILHANDO O CAMINHO DA VIRTUDE, POSSAMOS UM DIA VER-VOS E AMAR-VOS NA ETERNA GLÓRIA.

1º DIA – MARIA, MÃE DA SAGRADA FAMÍLIA

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, a Sagrada Família é modelo para todas as famílias. Nas alegrias e dificuldades, Nossa Senhora sempre mostra que o amor é sempre o melhor caminho: “A aliança de amor e fidelidade, vivida pela Sagrada Família de Nazaré, ilumina o princípio que dá forma a cada família e a torna capaz de enfrentar melhor as vicissitudes da vida e da história. Sobre este fundamento, cada família, mesmo na sua fragilidade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo” (AL 66) Peçamos, com alegria: Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!

– Pelas mães de nossa Arquidiocese, para que inspiradas pelo exemplo de Maria, Senhora Aparecida, possam ser fortalecidas para bem exercer a vocação materna. Rezemos:

R.: Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!

– Pelas mães que passam por dificuldades, para que possam ser consoladas em suas necessidades e, a exemplo de Nossa Senhora dizer: “Faça-se a Sua vontade”. Rezemos:

– Pelas mães que sofrem a perda de seus filhos, para que sejam amparadas em seu sofrimento e ajudadas pela graça de Deus e o amor dos irmãos e irmãs. Rezemos:

Dirigente: Irmãos e irmãs, louvando a Maria, Mãe da Sagrada Família, rezemos a Consagração:

2º DIA – MARIA, MÃE DAS FAMÍLIAS

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, Nossa Senhora, além de Mãe da Sagrada Família, também acolhe todas as famílias para protegê-las: “Como Maria, são exortadas a viver, com coragem e serenidade, os desafios familiares tristes e entusiasmantes, e a guardar e meditar no coração as maravilhas de Deus (cf. Lc 2, 19.51). No tesouro do coração de Maria, estão também todos os acontecimentos de cada uma das nossas famílias, que Ela guarda solicitamente. Por isso pode ajudar-nos a interpretá-los de modo a reconhecera mensagem de Deus na história familiar. (AL 30). Por isso, peçamos humildemente a Deus por intercessão de Nossa Senhora: Mãe de Deus e nossa, rogai por nós.

– Pela paz e harmonia em todos os lares do Distrito Federal, para que o mal e o ódio sejam eliminados de nossa convivência familiar. Rezemos:

R.: Mãe de Deus e nossa, rogai por nós.

– Pela saúde e bem-estar de nossas famílias, para que, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, possamos, cada vez mais, servir melhor. Rezemos:

– Pelas famílias que passam por provações, para que, por intercessão da Sagrada Família tenham o auxílio necessário para não desanimar. Rezemos:

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, louvando a Maria, Mãe de nossas famílias, rezemos a Consagração:

3º DIA – MARIA, MÃE DA IGREJA

Irmãos e irmãs, temos a alegria de ter Nossa Senhora Aparecida como Padroeira e Mãe da Igreja e de nossa Arquidiocese: “Nas situações difíceis em que vivem as pessoas mais necessitadas, a Igreja deve pôr um cuidado especial em compreender, consolar e integrar, evitando impor-lhes um conjunto de normas como se fossem uma rocha, tendo como resultado fazê-las sentir-se julgadas e abandonadas precisamente por aquela Mãe que é chamada a levar-lhes a misericórdia de Deus. “ (AL 39). Peçamos a intercessão de Nossa Senhora pela Igreja dizendo: Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós!

– Pedimos pelo Santo Padre, o papa Francisco, para que, pela intercessão de Nossa Senhora, tenha saúde e sabedoria para guiar a Igreja. Rezemos:

R.: Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós!

– Pedimos por nosso Arcebispo, Dom Paulo Cezar Costa, para que, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, tenha força e ânimo para guiar o rebanho de nossa Arquidiocese. Rezemos:

– Pedimos por todos os padres e diáconos, para que sejam verdadeiros anunciadores da Palavra em nossas comunidades. Rezemos:

– Pedimos por todos os fiéis leigos de nossa Arquidiocese, para que, em seus serviços na Igreja e vocação no mundo possam ser testemunhas do serviço de Maria. Rezemos:

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, louvando a Maria, Mãe da Igreja, rezemos a Consagração:

4º DIA – MARIA, ESPOSA DILETÍSSIMA DE SÃO JOSÉ

DIRIGENTE: Pelo sim de Maria e o sim de José, a Salvação veio ao mundo por meio de Jesus Cristo. O exemplo de servir a Deus do santo casal nos mostra um perfeito exemplo para os esposos de hoje. “A grandeza de São José consiste no facto de ter sido o esposo de Maria e o pai de Jesus. Como tal, afirma São João Crisóstomo, «colocou-se inteiramente ao serviço do plano salvífico»” (PC 1). Peçamos a Deus, por intercessão de Nossa Senhora e São José, que os casais caminhem sempre em direção ao Céu, digamos juntos: Maria e José, intercedei por nós!

– Iluminai os maridos, para que sejam fieis sustentadores de suas famílias, rezemos:

R.: Maria e José, intercedei por nós!

– Auxiliai os casais de noivos, para que possam encontrar no exemplo de Nossa Senhora e São José, um bom caminho para o matrimônio. Rezemos:

– Inspirai os casais, para que, em sua vocação de pais, possam educar seus filhos para a fé e o bem, rezemos:

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, louvando a Maria, esposa diletíssima de São José, rezemos a Consagração:

5º DIA – SÃO JOSÉ, MAIOR DEVOTO DA VIRGEM SANTÍSSIMA

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, quando temos uma devoção é porque as virtudes daquele santo ou santa são exemplos que queremos colocar em prática em nossas vidas. Os primeiros Padres da Igreja são da opinião de que José não duvidava da honestidade de Maria, mas “queria deixá-la porque sabia que se tinha operado nela um grande mistério e se considerava indigno de viver em sua companhia” (Cat. Au.) Queremos ser verdadeiros devotos de Nossa Senhora, olhando para suas ações e colocando-as em prática em nossas vidas, por isso peçamos: Senhor, atendei-nos!

– Dai-nos, Senhor, a graça de desejar sempre fazer a Vossa vontade, como fez Nossa Senhora. Rezemos:

R.: Senhor, atendei-nos!

– Ajudai-nos, Senhor, a crescer na paciência e mansidão, para que, como fez Nossa Senhora, nos momentos de dificuldade guardemos sempre no silêncio do coração confiando em ti. Rezemos:

– Inspirai-nos, Senhor, para que as nossas ações sempre comecem e terminem em Vós, como fez nossa Senhora. Rezemos.

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, louvando a Maria, de quem São José foi o maior devoto, rezemos a Consagração:

6º DIA – MARIA E JOSÉ: VENERÁVEIS PAIS DE JESUS

Irmãos e irmãs, muitas são as preocupações que, hoje, afligem o coração dos pais e mães: saúde, educação, futuro, segurança… Nossa Senhora e São José também se preocuparam com Jesus quando ele se perdeu e foi encontrado pregando no Templo. Mas, o Senhor nos mostra que, depois de toda dificuldade, sempre vem a alegria, pois depois de perderem Jesus, o encontraram no Templo e ficaram admirados com os ensinamentos que uma criança tão jovem estava a anunciar. “Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.” (Lc 2, 48). Queremos pedir, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, que os pais e mães de nossas famílias experimentem esta mesma alegria de se admirarem com seus filhos. Rezemos dizendo: Escutai-nos, Senhor!

– Ajudai, Senhor, os pais e mães de nosso tempo a educarem seus filhos para a fé em Vós e o amor ao próximo. Rezemos:

R.: Escutai-nos, Senhor!

– Permiti, Senhor, que as preces dos pais e mães aflitas por seus filhos possam ser atendidas. Rezemos:

– Inspirai, Senhor, nos filhos o zelo e o cuidado para com seus pais e mães, com o respeito e o amor. Rezemos:

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, louvando a Maria, esposa de São José e Mãe de Jesus, rezemos a Consagração:

7º DIA – MARIA, ARCA DA NOVA ALIANÇA

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, a arca da Aliança, no Antigo Testamento, era onde estavam guardadas as tábuas da Lei. Através delas, Deus falou com seu povo. Já no Novo Testamento, a Palavra de Deus se encarna, como diz o início do Evangelho de João e habita entre nós no ventre de Nossa Senhora. Ela é a Arca da Nova Aliança. Santa Isabel, ao recebê-la em sua casa afirma: “Bendito é o fruto do teu ventre. Como mereço que a Mãe do meu Senhor me venha visitar” (Lc 1, 39-45). Santa Isabel entendeu que estava entrando em sua casa a Arca da Nova Aliança, por isso sua alegria foi muito grande. Peçamos a Deus que, por intercessão de Nossa Senhora, também nos alegremos em receber a sua Palavra. Para isso, peçamos: Senhor, escutai a nossa prece!

– Nós vos pedimos, Senhor, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, que abençoeis os trabalhos de nossa Assembleia Arquidiocesana, para que colhamos os frutos de sua Palavra na missão e na vida. Rezemos:

R.: Senhor, escutai a nossa prece!

– Abençoai, Senhor, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, todos os representantes das diversas comunidades e realidades de nossa Arquidiocese, para que sejam portadores da Boa Nova. Rezemos:

– Dai-nos, Senhor, permitir que a Vossa Palavra, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, entre em nossas comunidades e as guie para a missão. Rezemos:

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, louvando a Maria, Arca da Nova Aliança, rezemos a Consagração:

8º DIA – MARIA, MODELO DE OBEDIÊNCIA A PALAVRA DE DEUS

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, diante da maior decisão de sua vida, Nossa Senhora simplesmente confiou em Deus e disse SIM. “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”. Por conhecer a Palavra de Deus, Maria sabia que não estava dando um passo no escuro, mas sim, respondendo ao chamado de alguém que ela conhecia. A Palavra de Deus ajudou Maria a cumprir a sua missão e a aceitar com tranquilidade porque aprendeu que o Senhor sempre nos acompanha. Peçamos a Deus que, escutemos a sua Santa Palavra e tenhamos a mesma confiança que teve Nossa Senhora, pedindo: Que a vossa Palavra, Senhor, nos inspire bons caminhos!

– Queremos ser Igreja da Palavra para viver bem os Sacramentos que nos unem a ti.

R.: Que a vossa Palavra, Senhor, nos inspire bons caminhos!

– Queremos Ser Igreja que escuta vossos ensinamentos para que possamos pô-los em prática em nossas vidas.

– Queremos ser Igreja que aprende Vossa Palavra para que possamos ser missionários em nossas casas, trabalhos e escolas.

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, louvando a Maria, modelo de obediência a Palavra de Deus, rezemos a Consagração:

9º DIA – MARIA APONTA AO SERVIÇO PARA CRISTO NA IGREJA

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, nas bodas de Caná, Nossa Senhora só percebeu que estava faltando vinho porque sabia o que era servir. O olhar cuidadoso de Maria fez com que aquela festa não acabasse em vergonha para os noivos. Da mesma forma, ela nos ensina a escutar e fazer tudo o que o Senhor disser, sabendo com certeza que os ensinamentos do Senhor são os melhores e mais perfeitos e que estes nos levaram somente a bons frutos e ao Céu. Peçamos a Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, que sejamos fieis ouvintes de Sua Palavra, pedindo: Queremos fazer tudo o que o Senhor disser!

– Como Maria, queremos escutar Vossa Palavra e colocá-la em prática.

R.: Queremos fazer tudo o que o Senhor disser!

– Como Maria, queremos guardar sempre Vossa Palavra em nossos corações.

– Como Maria, queremos nos admirar com seus ensinamentos.

– Como Maria, queremos anunciar Vossa Palavra com a vida.

– Como Maria, queremos confiar no cumprimento de Vossas promessas.

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, louvando a Maria, maior servidora de Cristo, rezemos a Consagração:

CONSAGRAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

 “Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, EM VOSSA QUERIDA IMAGEM DE APARECIDA, ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE TODO O BRASIL. EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DE VOSSOS FILHOS E FILHAS, MAS CHEIO DO DESEJO DE PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DE VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O MEU ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS.CONSAGRO-VOS A MINHA LÍNGUA PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O MEU CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COISAS.RECEBEI-ME, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, VÓS QUE O CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DE VOSSOS FILHOS E FILHAS.ACOLHEI-ME DEBAIXO DE VOSSA PROTEÇÃO!

SOCORREI-ME EM TODAS AS MINHAS NECESSIDADES, ESPIRITUAIS E TEMPORAIS, SOBRETUDO NA HORA DE MINHA MORTE.ABENÇOAI-ME, Ó CELESTIAL COOPERADORA, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO, FORTALECEI-ME EM MINHA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSA LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E DAR-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA ETERNIDADE.

ASSIM SEJA! AMÉM!”

2021-10-05T13:36:05-03:0005/10/2021|
Open chat