Horário de Funcionamento e Visita
Segunda-feira: das 08h às 17h
Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h (limpeza da Nave Central das 08h às 10:30h)
Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h
Hours of Operation and Visit
Monday: 8am at 5pm
Tuesday and Friday: 10:30 - 17: 00 (cleaning of the Central Ship from 08:30 - 10:30)
Wednesday, Thursday Saturday and Sunday: from 08h to 17h

Arcebispo de Compostela envia bênção a peregrinos do Caminho Brasileiro de Santiago

Dom Julián Barrio Barrio, enviou uma saudação e sua bênção aos peregrinos que percorrem o Caminho Brasileiro de Santiago.

“Alegra-me ter a oportunidade de poder me dirigir aos peregrinos que partem do Caminho no Brasil. A eles minha afetuosa e cordial saudação e também minha bênção, dizendo-lhes ‘bom caminho’”, expressou o Prelado no vídeo em que aparece também segurando a novena a São Tiago, preparada para os peregrinos e divulgada em 2018 por ACI Digital.

O Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela foi inaugurado em 29 de junho de 2017, em Florianópolis (SC). Idealizado por Mariana Mansur e Fábio Tucci Farah, este é o primeiro trecho do Caminho de Santiago de Compostela no continente americano reconhecido pela Catedral de Santiago, oficialmente integrado ao trajeto histórico e abençoado por Dom Julián Barrio.

Na capital catarinense, o percurso parte da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, passando pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes até chegar ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, perfazendo 21 quilômetros.

Para receber a compostela (o certificado de conclusão do Caminho) é preciso percorrer pelo menos 100 quilômetros. Assim, o peregrino pode fazer o trecho restante para completar todo esse trajeto na Espanha, com o caminho de La Coruña a Santiago.

Em 2018, ao completar seu primeiro aniversário de fundação, o Caminho Brasileiro recebeu uma bênção do Arcebispo de Compostela, o qual encomendou este trajeto de peregrinações “ao Patrocínio do Apóstolo São Tiago Maior e da Virgem Santa Maria”.

Este “é um meio para aumentar o conhecimento e a devoção ao Apóstolo São Tiago Maior e fomentar em todos um maior conhecimento dos valores do Evangelho, contribuindo assim para o aumento da fé e do bem comum, algo tão necessário em nossos dias”, afirmou naquela ocasião o Arcebispo em sua bênção.

A iniciativa do Caminho Brasileiro conta com o apoio da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC), da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI) e da Arquidiocese de Florianópolis.

Os peregrinos que percorrerem este caminho deverão portar a tradicional credencial, fornecida por associações como a ACACSC, e carimbá-la nas quatro igrejas catarinenses. Os carimbos retratam momentos importantes da história de São Tiago e foram elaborados pelo artista Spacca, o mesmo que desenhou a logo e a estampa de um santinho.

Via ACI Digital

2019-07-26T09:06:38-03:0026/07/2019|