Notícias da paróquia › 22/05/2013

Bandas Católicas participam de Corpus Christi

Bandas se apresentam no dia 30 de maio no gramado central da Esplanada dos Ministérios. O show faz parte da festa de Corpus Christi que tem inicio com a montagem do tapete pelos jovens.

A partir das 09h, Francimar Costa, Banda Luz do Sim, Jonny, Banda Alis, Roger Naves, Banda Maranata, Banda Dom e Vida Reluz revezam o palco animando todos os fiéis que estiverem no local. A expectativa é que 80 mil pessoas participem do evento ao longo do dia.

HISTÓRICO

A festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente comemoramos a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Propriamente é a Quinta-Feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite expansões de alegria. Por isso, é na festa de Corpus Christi que se agradece a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia.

A festa surgiu no séc. XIII, na diocese de Liége, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus pedia uma festa anual em honra do Sacramento da Eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liége, como festa de Diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica. Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV decretou, pela  Bula Transiturus, a instituição  da festa de Corpus Christi, mas a celebração só ganhou caráter universal no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Em Brasília, desde 1961 celebra-se a Festa de Corpus Christi. No começo, uma pequena procissão saía da igreja Santo Antônio, 911 Sul, e ia até a igrejinha Nossa Senhora de Fátima, 307/308 Sul, reunindo a cada ano mais pessoas.

Programação

06h30: Início das atividades com a confecção do tradicional tapete pelos jovens da Arquidiocese.

09h: Início das apresentações das bandas convidadas.

16h45: Saída Solene do Senhor Arcebispo Metropolitano de Brasília, Bispos presentes e padres de todas as paróquias, da Catedral para o altar da celebração.

17h: Santa missa presidida pelo arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha e concelebrada com os Bispos presentes e todo o clero;

Obs.: Após a Santa Missa, por volta das 18h, solene procissão do Santíssimo Sacramento, em torno do quadrilátero gramado, em frente à Catedral, com benção para os doentes, governantes e as famílias. Logo após a benção final, duas bandas encerram a festa com muita música e animação.