Horário de Funcionamento e Visita
Segunda-feira: das 08h às 17h
Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h (limpeza da Nave Central das 08h às 10:30h)
Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h
Hours of Operation and Visit
Monday: 8am at 5pm
Tuesday and Friday: 10:30 - 17: 00 (cleaning of the Central Ship from 08:30 - 10:30)
Wednesday, Thursday Saturday and Sunday: from 08h to 17h

Bispos das Pastorais Sociais aprofundam o Ensino Social da Igreja a partir dos Santos Padres

Um grupo de 15 bispos participou de 29 a 30 de julho, do 4º Encontro Formativo dos Bispos da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e referenciais e animadores das pastorais sociais nos regionais, organismos e do Setor de Mobilidade Humana da entidade. O encontro ocorreu no Centro Cultural Missionário em Brasília (DF).

O bispo de Marabá (PA), dom Vital Coberlini, aprofundou com os bispos o tema “Ensino Social da Igreja a partir dos Santos Padres”. Com mestrado e doutorado no tema, ele reforçou que a atual Doutrinal Social da Igreja Católica tem como ponto referencial o pensamento dos Santos Padres, desde Leão XIII até o papa Francisco.

Em sua análise, dom Corbelini destacou temas centrais do ensino social da Igreja a partir dos Santos padres. Segundo ele, a questão humana é o ponto de partida. “O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus”, disse. Depois, a questão da fome. “Como podemos partilhar e ajudar os pobres e necessitados?”, disse.

Dom Corbelini explicou que a partir da questão da ajuda aos pobres surgiu também a questão da partilha dos bens. Decorre daí a ideia da propriedade privada como um direito de todos, mas que tem uma função social. “O pensamento social da Igreja afirma que o verdadeiro proprietário é Deus, e o ser humano é administrador”, disse.

Se a gente tem essa consciência, disse o bispo, vai ajudar mais os pobres e necessitados. “A nossa missão é esta e é, inclusive, um dos pontos centrais das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023: a opção pelos pobres”, ressaltou.

Caridade – Dom Vital lembrou que a caridade é a maior virtude humana apontada pelos Santos Padres e consagrada na Doutrina Social. “O pensamento social da Igreja ajuda-nos a viver bem hoje e a iluminar, a partir das Sagradas Escrituras e da Eucaristia, a nossa atuação como pastores junto ao nosso povo dando atenção para todos mas, sobretudo, aos mais necessitados como Cristo desejou”, concluiu.

O bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, dom José Valdeci Santos Mendes, destacou a relevância de estudar sobre o pensamento dos Santos Padres. “Como é importante beber nesta fonte, no testemunho e na coragem que tiveram os Santos Padres em cada época diante de tantas questões e injustiças. É importante para continuarmos lutando pela justiça e pela vida, ativos e firmes sendo presença profética nas pastorais, organismos, em nossas comunidades e regiões”, disse.

Durante o encontro, os bispos relataram as experiências e realidades em que atuam, bem como refletiram sobre os desafios das pastorais sociais nos regionais e dioceses. Também foi pensada a agenda de atividades 2020 e feitos encaminhamentos sobre a 6ª Semana Social Brasileira.

Também participaram do encontro, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, frei Olávio Dotto, o representante da Pastoral Operária, Jardel Lopes e o padre Thierry Linard, do Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida.

Via CNBB com a colaboração de Jardel Lopes

2019-08-02T09:13:18-03:0002/08/2019|