Horário de Funcionamento e Visita
Segunda-feira: das 08h às 17h
Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h (limpeza da Nave Central das 08h às 10:30h)
Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h
Hours of Operation and Visit
Monday: 8am at 5pm
Tuesday and Friday: 10:30 - 17: 00 (cleaning of the Central Ship from 08:30 - 10:30)
Wednesday, Thursday Saturday and Sunday: from 08h to 17h
Horários de Funcionamento na Pandemia
Segundas: fechada
De terça a sexta: das 08h às 12h15 (inicio da missa) depois fecha.
Sábados: das 08h às 17h (inicio da missa)
Domingos: das 09 às 12h e das 16h às 18h (inicio da missa)

Cardeal Orani: artigos sobre documento “O Dom da Vocação Presbiteral”

Com a divulgação do documento “O Dom da Vocação Presbiteral: Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, da Congregação para o Clero, no dia 8 de dezembro de 2016, o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, apresenta, desde o dia 4 de janeiro, uma série de artigos com as reflexões abordadas no texto que visa contribuir na missão formativa dos seminaristas e do clero de toda a Igreja.

O documento atualiza as regras inalteradas desde 1985 e explica detalhadamente como deve ser realizada a formação dos seminaristas, os futuros sacerdotes. Nos dois primeiros artigos, dom Orani Tempesta trata da Introdução Geral e do primeiro capítulo do documento, seguidos da vocação sacerdotal e dos fundamentos gerais da sua formação, o que está nos capítulos II e III daquele que é considerado pelo purpurado um “denso trabalho” da Congregação para o Clero.

“A tônica geral ou a linha-mestra é o chamado do seminarista e do sacerdote, ao longo de toda a sua vida, a configurar-se a Cristo, o Sumo, Eterno e Único Sacerdote, que veio para servir e não para ser servido, cumprindo a vontade do Pai e não a sua”, comenta o cardeal Tempesta.

Na abordagem do documento, explica dom Orani, a formação sacerdotal deve sempre contemplar quatro grandes pontos. “Há de ser: única, integral, comunitária e missionária, e nunca pode desprezar o caminho do discipulado já feito pelo candidato antes de ingressar em um Seminário ou Casa de Formação, dado que desde o Batismo somos formados para o serviço a Deus e aos irmãos e irmãs”. O sacerdote, afirma, é um dom para a Igreja, a fim de se santificar e santificar a outros em sua missão presbiteral.

Acompanhe a publicação dos artigos do cardeal Orani Tempesta

Leia o texto completo do documento da Congregação para o Clero

Por CNBB

2017-01-09T21:25:31-03:0010/01/2017|
Abrir chat
Powered by