A Catedral Metropolitana de Brasília, um dos maiores símbolos da capital e ícone da fé católica no Brasil, se prepara para celebrar seus 60 anos com um projeto de melhorias que promete tornar a experiência de quem a visita e participa das celebrações ainda mais especial. Como parte dessa preparação, a abertura da agenda de casamentos para o ano de 2026 deve acontecer em julho de 2025.
A decisão está diretamente ligada ao projeto de reforma que contempla ações de restauro, preservação e manutenção do templo, respeitando sua história e beleza arquitetônica única. As primeiras etapas começam já em abril, com o planejamento técnico das intervenções. A partir daí, será possível ter maior clareza sobre o cronograma das obras e seu impacto no funcionamento da Catedral.
“Nosso objetivo é oferecer mais segurança e tranquilidade aos noivos que desejam celebrar o Matrimônio na Igreja-Mãe da Arquidiocese de Brasília, evitando mudanças de última hora nas datas por conta de possíveis obras”, explica o padre Agenor Vieira, pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
O Projeto Catedral 60 anos representa um compromisso com o cuidado e a valorização deste patrimônio nacional. Projetado por Oscar Niemeyer a pedido de Juscelino Kubitschek para ser a Catedral Católica de Brasília, o templo já passou por importantes melhorias ao longo das décadas, como a instalação dos vitrais e uma reforma, sempre visando maior dignidade das celebrações e a melhor acolhida dos fiéis e visitantes.
As novas ações de preservação seguem essa mesma tradição, preparando a Catedral não apenas para os próximos anos, mas para continuar sendo um espaço acolhedor, inspirador e digno da fé de milhões de brasileiros.
Com essa reforma, quem visitar a Catedral – seja para celebrar um sacramento ou para admirar sua beleza artística e espiritual – encontrará um templo ainda mais preparado para proporcionar uma experiência marcante, reverente e inesquecível.