catedral-logo

No jubileu de ouro da Catedral de Brasília, apoiamos maio amarelo.

 

Carta n.o 06/2020 – MA2020/DF

Brasília, 20 de abril de 2020

Ao Excelentíssimo e Reverendíssimo
Dom Sérgio da Rocha
Arcebispo Metropolitano de Brasília
NESTA

Assunto: Maio Amarelo 2020

1. Com os cordiais cumprimentos, na qualidade de representante do movimento Maio Amarelo 2020 no Distrito Federal e Observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV2, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, reporto-me a Vossa Excelência Reverendíssima para solicitar a participação da Arquidiocese de Brasília na divulgação das ações e mensagens do movimento deste ano.

2. O movimento Maio Amarelo possui a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é promover a ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária e mobilizando toda a sociedade durante os dias do mês de maio,
envolvendo os mais diversos segmentos e abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

3. Em atendimento as orientações do Ministério da Saúde referente à pandemia do Covid-19, a coordenação do movimento Maio Amarelo, juntamente com a direção do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran decidiram pela transferência das ações presenciais previstas para o mês de maio para setembro de 2020. Entretanto, durante o mês de maio serão desenvolvidos materiais voltados para mídias sociais e mantidas ações não presenciais para chamar a atenção da população para a causa, tais como a iluminação externa de prédios na cor amarela e a divulgação pelos veículos de imprensa.

4. O tema para esse ano será “PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA”. Em tempos de percepção de risco pela pandemia, o discernimento pela sociedade de que temos uma verdadeira epidemia de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito fomentará a necessidade de proteção da vida. Sabemos que grande parte dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. Sendo assim, um leito utilizado por vítimas de acidente que sabidamente poderia ter sido evitado é um leito a menos para o tratamento das vítimas do novo coronavírus. Um acidente a menos, um leito a mais.

5. Assim, acreditamos que o engajamento conjunto de objetivos entre a Igreja Católica, por meio da Arquidiocese de Brasília, e os órgãos públicos e sociedade civil brasiliense, em especial a promoção do bem comum, o respeito ao próximo e a valorização da vida humana, possui o potencial de ampliar o alcance da mensagem do Maio Amarelo, com a finalidade de
provocar a mudança de comportamento necessária para que alcancemos o trânsito seguro em nossa sociedade.
 
6. Neste sentido, solicitamos o apoio na divulgação, durante todo o mês de maio, do material do movimento nas páginas eletrônicas, perfis das redes sociais, lista de e-mail de servidores e membros, incluindo as instalações físicas da Arquidiocese de Brasília (em especial na entrada e saída dos estacionamentos), iluminação da parte externa da Catedral Metropolitana de Brasília na cor amarela, além de outros meios de divulgação disponíveis.
 
Atenciosamente,
 
Arthur Henrique Assunção Magalhães
Representante Maio Amarelo 2020/DF

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat