Próxima Missa Terça às 12h15

Horários de Missa

Dízimo, Acolhida e Arcanjos realizam retiro espiritual

Dando sequência à preparação para as atividades pastorais deste ano, outros três grupos da Catedral Metropolitana vivenciaram o retiro espiritual no último domingo, 9 de março. A Pastoral da Acolhida, a Pastoral do Dízimo e os Arcanjos reservaram a Casa de Retiros Assunção, na Asa Norte para os momentos de reflexão, oração e convivência.

Pela manhã, os membros das pastorais iniciaram o retiro com o café da manhã, seguido por um momento de oração e animação com os músicos. Em seguida, o pároco da Catedral, padre Agenor Vieira, iniciou a meditação da Palavra de Deus com os participantes. Após a pregação, foi feito o deserto, momento de reflexão e oração pessoal. Na capela da Casa de Retiros, um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento fechou as atividades da manhã.

Para a coordenadora dos Arcanjos, Thauana, a adoração se destacou “por ter proporcionado um momento de intimidade maior com Jesus”, um momento de “deixar as preocupações e angústias, poder concentrar-se na presença Dele, entregar, agradecer, conversar, ouvir e ter fé”.

À tarde, houve o momento de convivência, que possibilitou aos agentes de pastoral maior conhecimento dos irmãos e irmãs que servem na Catedral. Para João Pedro, coordenador adjunto dos Arcanjos, “foi um tempo de estreitar laços com as pastorais da Acolhida e Dízimo, superando limitações e criando um ambiente de maior unidade e colaboração”.

Às 15h, os participantes rezaram o Terço da Misericórdia com as rosas depositadas ao chão, formando o terço.

Outro momento do retiro foi o bate-papo com o pároco, no qual os agentes perguntavam sobre assuntos da catedral e ele respondia. O encerramento do retiro foi realizado na Catedral, com a Santa Missa.

 

Nós participamos com a adesão total, foi um momento maravilhoso com a pastoral, a Pastoral da Acolhida e os Arcanjos, com o nosso pastor, padre Agenor. E nós acolhemos esse momento com muita graça, com muita ternura, porque nos fortalece na nossa caminhada na catedral.

Para mim, é uma honra muito grande sempre participar desses momentos maravilhosos com o Padre Agenor, e nós estamos assim bastante engajados, procurando mais membros para estar conosco na nossa Pastoral do Dízimo, buscando mais dizimistas, mais colaboradores com a nossa Casa da Mãe Aparecida.
Conceição – Pastoral do Dízimo

 

Foi um dia, graças a Deus, na presença do Senhor, com muitas bênçãos, com muitas graças, a pastoral toda animada, tudo mundo bonito. Gratidão a Deus, a Nossa Senhora Aparecida, gratidão ao nosso padre, padre Agenor Vieira.
Toinha – Pastoral da Acolhida

 

Todos os momentos marcaram de alguma forma cada integrante, principalmente aqueles que estavam vivenciando pela primeira vez o retiro. A adoração se destacou por ter proporcionado um momento de intimidade maior com Jesus, deixar as preocupações e angústias, poder concentrar-se na presença Dele, entregar, agradecer, conversar, ouvir e ter fé. A dinâmica vivenciada também se destacou por ter proporcionado um momento de escuta do outro, permitindo que os presentes de forma empática falassem o que fariam em determinadas situações.
Thauana Lopes – Coordenadora Geral dos Arcanjos

 

 

O Retiro das Pastorais de ontem foi um momento marcante em minha caminhada espiritual. Inicialmente, eu não desejava estar ali, mas Deus me fez perceber que era o lugar certo. Durante o retiro, pude sentir Sua presença de maneira profunda e renovadora. Foi um tempo de estreitar laços com as pastorais da Acolhida e Dízimo, superando limitações e criando um ambiente de maior unidade e colaboração. Senti-me renovado espiritualmente, com o coração aberto para que, neste novo ano, possamos realizar muitos serviços abençoados. Que Deus nos fortaleça todos os dias e em todas as missões que encontrarmos pelo caminho.
Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao Padre Agenor por proporcionar um retiro verdadeiramente maravilhoso. Sua dedicação e cuidado em cada detalhe tornaram este momento de reflexão e renovação espiritual ainda mais especial. Que Deus continue abençoando o Padre Agenor em sua missão, para que ele siga sendo um instrumento de luz e orientação para todos nós.
João Pedro Santos – Coordenador Adjunto

 

O que ficou mais marcante pra mim no retiro foi o momento de adoração, onde eu consegui ter uma intimidade maior com Jesus. Fazia muito tempo que eu não parava pra adorar Jesus. Às vezes, até estava presente nas adorações, mas o interno sempre estava com preocupações e não me concentrava no maior que é Jesus. No retiro eu consegui parar, chorar, rezar. Momentos fraternos também, foram importantes e me alegrou muito as dinâmicas.
Kethellen – Arcanjos

Precisa de informações oficiais, comunicados ou deseja cobrir um evento?

Acesse a Sala de Imprensa da Catedral e envie sua solicitação.