O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma, no dia 8 de maio de 2025. Após o falecimento do Papa Francisco, no dia 21 de abril, a Igreja se uniu para se despedir do Papa argentino, celebrou seu legado e se colocou em oração pela alma do bom pastor que esteve à frente da Barca de Pedro por 12 anos.
Após os nove dias de celebrações e de Congregações gerais com a participação dos cardeais nas discussões sobre os temas importantes para a missão da Igreja, o conclave teve início no dia 7 de maio. No dia seguinte, às 13h10 no horário de Brasília, a fumaça branca apareceu na chaminé instalada na capela Sistina, anunciando a escolha do novo Papa. Foi eleito o cardeal Robert Francis Prevost.
Nascido nos Estados Unidos e religioso agostiniano, teve atuação pastoral no Peru. Foi superior geral dos agostinianos. Em 2019, foi nomeado membro da Congregação para o Clero, e, em 2020, da Congregação para os Bispos. Em 2023, foi escolhido pelo Papa Francisco como prefeito do Dicastério para os Bispos.
Emocionado e após um longo silêncio, contemplando a Praça São Pedro repleta de fiéis, o Papa Leão XIV saudou todo o mundo com a primeira saudação de Jesus ressuscitado aos seus discípulos: “a paz esteja convosco”. Ressaltando o desejo pela paz em várias ocasiões, o novo Papa disse que “Deus ama a todos” e que “o mau não prevalecerá”, convidando os discípulos de Cristo a seguirem adiantes unidos, como uma Igreja que constrói pontes por meio do diálogo.Como recebemos a notícia
Aqui em Brasília, a notícia foi recebida com surpresa e o acionamento dos sinos da Catedral para manifestar a alegria pela escolha do novo Papa foi realizado à distância, graças à reforma realizada no ano passado.
Quando a fumaça branca apareceu no alto da Capela Sisitina, no Vaticano, o pároco da Catedral Metropolitana de Brasília, padre Agenor Vieira, celebrava uma Missa em homenagem às mães, no Ministério de Minas e Energia.
Durante a missa, alguém falou do fundo do auditório onde era celebrada a eucaristia: “Habemus Papam!”. O padre concluiu a celebração e, conforme planejado, acionou os sinos da Catedral para tocarem por meia hora manifestando o júbilo pela eleição do novo pontífice.
“Foi um momento de muita alegria. Concluí rapidamente a missa, dei a bênção final e, no mesmo instante, abri o aplicativo do meu celular com o controle dos sinos. Em seguida, eu corri aqui para a cúria e acompanhei junto com mais 70 funcionários a aparição do novo papa, que para nós foi uma surpresa e tanto”, disse o padre Agenor ao Correio Braziliense.
O acionamento foi feito por meio do aplicativo instalado no celular do padre Agenor. Isso é possível graças à reforma dos sinos, realizada em setembro do ano passado com apoio da Embaixada de Taiwan no Brasil. Além de programar os horários que os sinos badalam – às 6, às 12h e às 18h e antes das missas – o padre também pode acioná-los em outros momentos, e de qualquer lugar do mundo com conexão à internet.
A história foi partilhada com a equipe do Correio Braziliense e contada na matéria de Davi Cruz e Nathália Queiroz, publicada na edição de sexta-feira, 9, do jornal.
Fotos: Vatican Media