A Catedral Metropolitana de Brasília deu início à série de retiros com os servidores das diversas pastorais que atuam na Igreja Mãe da arquidiocese de Brasília. No domingo, 23 de fevereiro, o primeiro grupo teve seu encontro de meditação, espiritualidade e aprofundamento, sendo composto pelos membros dos Vicentinos, da Pastoral da Liturgia e das equipes de música.
Reunidos no Mosteiro de São Bento, no Lago Sul, os participantes contaram com o clima de oração e contemplação possibilitado pelo local, “onde a gente sente a presença de Deus”, como partilhou uma agente de pastoral. Ali, puderam meditar sobre sua vida cristã e a doação para as diferentes missões na Catedral. Dedicados à oração, experimentaram a força de entregar suas vidas e preocupações diante de Deus, como foi partilhado em alguns testemunhos.
Oração, dinâmicas, partilhas, adoração ao Santíssimo, momento de reflexão pessoal (deserto), terço e conversa com o pároco foram as atividades realizadas durante o dia. A conclusão foi com Santa Missa.
Confira alguns trechos das partilhas dos participantes:
Testemunhos
O pai internado
Um membro de pastoral não queria fazer o retiro, mas foi mesmo assim. Quando chegou ao local, teve a notícia de que o pai tinha sido internado. Perguntado por que estava afastado do restante do grupo, ele contou para a coordenação, que logo o aconselhou a conversar com o pároco, padre Agenor Vieira. E assim ele o fez.
Durante o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, o padre rezou pela situação. Logo chegou a notícia de que o pai desse membro de pastoral já tinha deixado o hospital. Após o final do retiro, ao chegar à casa de seu pai, já o viu alimentando o cachorro, com sua rotina normal.
Esperança por um emprego
Outra participante do retiro levava em seu coração um processo seletivo de emprego que seu filho participava. Mesmo tendo feito a entrevista, o jovem estava descrente, porque já havia feito outras e não havia conseguido.
Quando padre Agenor pediu para que os presentes rezassem pelos que ficaram em casa, ela rezou e entregou a situação de trabalho do filho. Na segunda-feira, pela manhã, o jovem foi chamado para a vaga.
“Me senti muito reconfortada no momento de adoração. Jesus cuida de nós, sempre que o adoramos, o invocamos e abrimos o coração. Se retirar para passar um tempo com Jesus e com os irmãos, é sempre muito proveitoso.”
Eliane
Uma oportunidade de ir ao deserto para que o Senhor nos falasse ao coração (Oséias 2, 14)
Agradeço ao Pe. Agenor pela oportunidade de crescimento espiritual de forma individual (silêncio e deserto) e coletiva (partilha e convivência entre irmãos).
Em muitos momentos me senti amada e acolhida enquanto partícipe de Pastoral, acompanhada e cuidada pelo pastor e pároco que o Senhor nos confiou.
Suas meditações foram de uma profundidade imensa que me levaram a momentos de cura interior. As reflexões acerca da atualização de nosso batismo e de como pedir a unção do Espírito Santo foram muito profundas. A forma com que nosso pároco conduziu as orações, convidando-nos a sentir cada palavra da oração ao Espírito Santo, ensinou-nos a rezar.
A ideia do deserto na presença do Senhor Eucarístico e com a oferta da confissão foi uma proposta espetacular, dando-nos liberdade para estar com o Senhor de diversas formas.
Regina Jodely
“Foi maravilhoso, foi uma bênção muito grande”
Vera Lúcia