Horário de Funcionamento e Visita
Segunda-feira: das 08h às 17h
Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h (limpeza da Nave Central das 08h às 10:30h)
Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h
Hours of Operation and Visit
Monday: 8am at 5pm
Tuesday and Friday: 10:30 - 17: 00 (cleaning of the Central Ship from 08:30 - 10:30)
Wednesday, Thursday Saturday and Sunday: from 08h to 17h
Horários de Funcionamento na Pandemia
Segundas: fechada
De terça a sexta: das 08h às 12h15 (inicio da missa) depois fecha.
Sábados: das 08h às 17h (inicio da missa)
Domingos: das 09 às 12h e das 16h às 18h (inicio da missa)

Conheça o santo que criou o termo “cristãos”

Nos Atos dos Apóstolos, São Lucas menciona a cidade de Antioquia e cita uma das suas grandes contribuições ao cristianismo:

“Durante um ano inteiro, [Saulo e Barnabé] permaneceram naquela comunidade [Antioquia] e ensinaram a muitas pessoas. Em Antioquia os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos” (At 11, 25-26)

São Lucas, porém, não entra em detalhes a respeito do surgimento do termo “cristãos“.

A tradição faz referência a Santo Evódio, cuja festa é celebrada em 6 de maio. Conta-se que São Pedro Apóstolo, o primeiro Papa, foi também o primeiro bispo de Antioquia, reunindo ali a comunidade cristã primitiva. Pedro não ficou muito tempo em Antioquia e, antes de partir, nomeou um sucessor, Santo Evódio.

O terceiro bispo de Antioquia, Santo Inácio, o menciona em uma de suas cartas dizendo: “Lembrai-vos do vosso abençoado pai Evódio, a quem os Apóstolos tornaram vosso pastor”.

Pouco se sabe de Santo Evódio, mas uma tradição relata que ele foi um dos 70 discípulos designados e enviados por Jesus Cristo.

Acredita-se também que foi ele quem pela primeira vez chamou de “cristãos” os seguidores de Jesus Cristo: o termo vem do grego Χριστιανός, transliterado como “christianós”, e significa “seguidor de Cristo”.

Na época, Antioquia abrigava muitos judeus convertidos ao cristianismo e fugidos de Jerusalém após o martírio de Santo Estêvão por apedrejamento. Eles começaram ali a pregar aos gentios. A nova missão foi bastante eficaz e formou uma sólida comunidade cristã.

A maioria dos estudiosos bíblicos vê no termo “cristão” uma primeira forma de distinguir a própria comunidade, em crescimento contínuo, dos outros judeus da cidade.

A tradição afirma que Santo Evódio serviu à comunidade cristã de Antioquia durante 27 anos. A Igreja ortodoxa ensina que ele morreu mártir no ano 66, sendo Nero o imperador romano.

Por Philip Kosloski via Aleteia

2017-05-10T09:07:40-03:0010/05/2017|
Abrir chat
Powered by