Neste final de semana, a Catedral abrigará celebrações especiais para um grupo de adultos que trabalha na Câmara dos Deputados. O grupo receberá o sacramento do Crisma, no domingo, 1º de dezembro, às 18h. Antes disso, porém, alguns serão batizados e todos vivenciarão o sacramento da Penitência. No total de 18 pessoas, eles participaram, desde o mês de março deste ano, da primeira turma de catequese na Câmara, oferecida pela Catedral Metropolitana, com a articulação da deputada federal Simone Marquetto.
Os encontros de catequese foram conduzidos pela coordenadora arquidiocesana de Catequese, Brasiliana de Castro Pereira, e a catequista Diana.
No começo do projeto, o pároco da Catedral de Brasília, padre Agenor Vieira, observou que a Câmara é um local “que tem muitas pessoas necessitadas de fazer essa renovação do amor de Deus em seu coração”. O objetivo da catequese, segundo o padre, “é levar essas pessoas ao encontro com Deus, regularizando a vida sacramental deles para que eles sejam favorecidos pela salvação, evangelização e a edificação do Reino de Deus”.
Alguns catequizandos partilharam sua expectativa para esse momento:
“Participar da catequese de adultos na Câmara dos Deputados foi uma experiência profundamente enriquecedora e transformadora. Esse período foi essencial para esclarecer muitas dúvidas sobre minha fé e fortalecer ainda mais minha caminhada espiritual. Além disso, contribuiu significativamente para que o nosso sonho, meu e do meu esposo, de constituir o matrimônio diante de Deus ganhasse um sentido ainda mais especial e sagrado”, disse Brenda Santana , que celebrou o Sacramento Matrimônio no último dia 9/11.
“Somos imensamente gratos a Diane e Brasiliana, nossas catequistas, que foram verdadeiras luzes nesse processo. Com dedicação, paciência e amor, elas nos guiaram em cada passo dessa jornada, proporcionando o crescimento e o amadurecimento que tanto buscávamos. Não há palavras suficientes para expressar nossa gratidão pelo desempenho e contribuição que elas ofereceram com tanto carinho e compromisso.
Estou muito ansiosa para receber a unção e reafirmar a minha caminhada com Deus”, partilhou.
“A experiência da catequese foi transformadora. Foi um tempo de aprendizado, mas, acima de tudo, de aproximação com Deus. Pude refletir sobre minha fé, minha caminhada e entender o verdadeiro significado dos sacramentos”, disse André Dias, que também celebrou o matrimônio há pouco tempo, regularizando sua situação com sua esposa.
“O matrimônio é uma graça enorme! “Saber que, após mais de uma década morando juntos, nosso casamento agora está consagrado a Deus traz paz e alegria. Sentimos que nossa união foi renovada e abençoada, e isso nos motiva a viver nosso compromisso com mais amor, respeito e fé.
Estou muito ansioso e feliz! É uma oportunidade única de aprofundar minha relação com Deus. Receber o Espírito Santo me enche de esperança e me motiva a viver a fé de forma mais madura, com coragem para testemunhar e servir. É um momento que espero com o coração aberto e cheio de gratidão”, completou.