catedral-logo

Dom José Aparecido eleito o novo Administrador da Arquidiocese de Brasília

O Colégio dos Consultores se reuniu nesta manhã de  segunda-feira, dia 8 de junho, na Cúria Metropolitana, para escolher o Administrador Diocesano em sua vacância.

Após votação, foi eleito sua Excelência Dom José Aparecido que assumirá a missão do governo pastoral da Arquidiocese de Brasília  até à posse do novo Arcebispo.

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida nasceu em 21 de julho de 1960, na cidade de Ourinhos (São Paulo).  É o Primogênito de quatro irmãos. Já desde pequeno acompanhava o falecido pai, Sr. Orlando, vicentino, nas visitas às famílias mais pobres de Ourinhos. Após os 15 anos foi aprendiz bancário. Aos 19 anos entrou no Seminário. Frequentou o curso de filosofia no Seminário Arquidiocesano de Londrina por um ano, completando-o nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo (1980-1982), onde também fez os estudos teológicos, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção (1983-1986).

Ordenado presbítero na Arquidiocese de São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1986,e sucessivamente incardinado na Diocese de Santo Amaro, aos 15 de março de 1989. Conseguiu o doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma. Aos 8 de maio de 2013 foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília.

Nos primeiros anos do ministério sacerdotal, foi administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz de Parelheiros – Diocese de Santo Amaro (1987-1988) e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jardim Prudência – Diocese Santo Amaro (1988-1990). Em 1990 foi enviado a Roma para uma especialização em Direito Canônico. Em 1994 foi convidado para trabalhar no Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, exercendo a função de Adido de Secretaria até 2010. Em 2010 o Papa Bento XVI o nomeou Prelado de Honra de Sua Santidade e Subsecretário do mesmo Discatério, função que exerceu até à nomeação episcopal.

Durante a sua permanência em Roma, prestou colaboração pastoral em várias atividades da Diocese de Roma: foi capelão da Clínica Sacra Famiglia, foi confessor extraordinário da Basílica de São Pedro durante o Grande Jubileu do ano 2000. Também prestou auxílio pastoral a algumas paróquias em Roma e na Diocese de Netuno e confessor externo no Pré Seminário São Pio X, no Vaticano.

Na Santa Sé, foi também nomeado também Comissário para a defesa do vínculo das causas de Matrimônio ratificado e não consumado (pela Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, competência que passou a seguir para a Rota Romana); membro da Comissão de Arbitragem e Conciliação do Oficio do Trabalho da Sé Apostólica (ULSA). Foi convidado a trabalhar também em diversas comissões interdicasteriais para estudar questões de governo da Igreja que envolviam a competência de vários Dicastérios, além de várias colaborações ocasionais com outros Dicastérios. De 2010 a 2015, por nomeação do Papa Bento XVI, foi Consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Atualmente, colabora  com a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica como auxiliar de comissariamento de alguns institutos.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil colabora com a CETEL Comissão Episcopal que cuida das versões dos textos litúrgicos, e de algumas outras comissões relacionadas com a Justiça Eclesiástica. No Regional Centro Oeste, acompanha também os Presbíteros e a Pastoral Vocacional.

Atualmente, na Arquidiocese de Brasilia é bispo referencial para os Vicariatos Sul e Leste, acompanha os seminários e a formação permanente do clero, a Comissão de Bioética, alguns movimentos eclesiais, as chamadas novas comunidades e as comunidades religiosas.

Fonte: Site Arquidiocese de Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat