Horário de Funcionamento e Visita
Segunda-feira: das 08h às 17h
Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h (limpeza da Nave Central das 08h às 10:30h)
Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h
Hours of Operation and Visit
Monday: 8am at 5pm
Tuesday and Friday: 10:30 - 17: 00 (cleaning of the Central Ship from 08:30 - 10:30)
Wednesday, Thursday Saturday and Sunday: from 08h to 17h
Horários de Funcionamento na Pandemia
Segundas: fechada
De terça a sexta: das 08h às 12h15 (inicio da missa) depois fecha.
Sábados: das 08h às 17h (inicio da missa)
Domingos: das 09 às 12h e das 16h às 18h (inicio da missa)

Encontro de presidentes e secretários de conferências episcopais do Celam

Nesta terça-feira, 13 de março, em Bogotá, Colômbia, começou o encontro anual dos secretários e presidentes das conferências episcopais da América Latina e Caribe. Na abertura da reunião, dom Juan Espinoza Jiménez, bispo auxiliar de Morelia (México) e secretário-geral do Celam, recebeu dois novos assessores e os que já estão presentes há mais tempo neste tipo de encontro. Em seguida, o cardeal Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá(Colombia); e presidente do Celam lembrou o célebre sermão do Papa Francisco a respeito da Sinodalidade da Igreja e o aplicou para os trabalhos que vão realizar durante a semana: “são três momentos fundamentais. O primeiro é escutar. O segundo é discernir. O terceiro é atuar, tomar decisões“.

O cardeal Salazar Gómez continuou, ao se referir ao primeiro momento, o da escuta: “vamos escutar o Senhor. Começaremos (os trabalhos) com a Lectio Divina, ouvindo o que o Senhor tem a nos dizer através da Escritura. Vamos escutar também uns aos outros. Vamos escutar o que o Celam está vivendo neste momento tanto as dificuldades quanto os progressos. E vamos discernir, o que precisamos fazer todos os dias, a respeito do que o Senhor quer de nós. Um discernimento humilde, sereno. E, por fim, descobrir quais as decisões que teremos de tomar“. No final de sua exposição de abertura, o cardeal de Bogotá também disse que o Celam existe para servir a Igreja da América Latina e do Caribe.

Último encontro

Este mesmo grupo esteve reunido em março do ano passado.  Naquela ocasião, o encontro elegeu como objetivo: “Refletir sobre o caminho pastoral e o missionário do CELAM à luz do pontificado da Papa Francisco”. A teve como convidado especial o teólogo latino-americano, o Padre Gustavo Gutiérrez que fez uma conferência sobre a “Igreja pobre para os pobres”. A partir da reflexão dele, os secretários e presidentes procuraram encontrar pontos comuns entre as regiões que conformam a América latina e o Caribe para compartilhar e articular experiências significativas na luta contra a pobreza e as propostas pastorais.

No encontro deste ano, além do secretário-geral da CNBB, participam o segundo vice-presidente do Celam, dom José Belisário, arcebispo de São Luis (MA) e o delegado da CNBB junto ao Conselho, dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá (PR).

Por CNBB

2018-03-14T15:31:38-03:0014/03/2018|
Abrir chat
Powered by