Horário de Funcionamento e Visita
Segunda-feira: das 08h às 17h
Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h (limpeza da Nave Central das 08h às 10:30h)
Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h
Hours of Operation and Visit
Monday: 8am at 5pm
Tuesday and Friday: 10:30 - 17: 00 (cleaning of the Central Ship from 08:30 - 10:30)
Wednesday, Thursday Saturday and Sunday: from 08h to 17h
Horários de Funcionamento na Pandemia
Segundas: fechada
De terça a sexta: das 08h às 12h15 (inicio da missa) depois fecha.
Sábados: das 08h às 17h (inicio da missa)
Domingos: das 09 às 12h e das 16h às 18h (inicio da missa)

Encontro Nacional aborda o papel dos Bispos Eméritos na Igreja no Brasil

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB realiza entre até hoje a quarta edição do Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, que começou em 11/9.

Inspirado no tema “O bispo emérito numa Igreja em Saída”, a iniciativa que reúne bispos eméritos do Brasil – hoje mais de 170 – tem a finalidade de propor a “troca de experiências e partilhas”.

Em sintonia com a primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco, a Evangelii Gaudium, a temática do encontro expressa o apelo do Pontífice para que a Igreja seja uma “Igreja em Saída”.

“Estamos analisando qual é o papel do bispo emérito neste contexto de Igreja em Saída e, acima de tudo, estamos falando sobre o aspecto missionário que o bispo emérito tem em termos de evangelização e missão”, afirmou Dom Luiz Soares vieira, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, que organiza o encontro.

Através de uma programação especial, o encontro destacará assuntos relevantes para a vida e missão do bispo emérito, entre eles a questão da saúde dos religiosos. Para isso, os prelados estão tendo palestras com médicos e especialistas no assunto.

Também ainda dentro da programação haverá exibição de filmes e discussões sobre questões jurídicas que envolvem os eméritos, como a elaboração de testamentos.

“É neste encontro que os bispos estão manifestando as suas preocupações, as suas necessidades, partilhando um pouco as suas experiências porque temos muitos bispos eméritos ainda com muitas atividades pastorais”, concluiu o assessor da comissão, Padre João Cândido da Silva Neto. 

Por Gaudium Press, com CNBB

2017-09-14T09:17:37-03:0014/09/2017|
Abrir chat
Powered by