logo-catedral-site

Catedral celebra Nossa Senhora Aparecida durante 11 dias de Festividades com novena e quermesse

A Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida promoveu, de 3 a 13 de outubro, as Festividades da Padroeira. Foram 11 dias de atividades para celebrar a Padroeira do Brasil e de Brasília. Reativação dos sinos, novena, shows, barraquinhas e almoço beneficente foram os momentos propostos para as celebrações.

Confira os destaques de cada dia de celebração:

 

Dia 3 de outubro

No final da tarde do dia 3 de outubro, foi realizada a cerimônia de reativação dos sinos da Catedral. Após seis anos, os sinos voltaram a tocar oficialmente, graças ao apoio do Escritório de Taiwan no Brasil que fez uma doação à Catedral, possibilitando a reforma dos sinos e a instalação de um novo sistema de automação. 

O evento contou com a presença do bispo auxiliar dom Denilson Geraldo; do pároco da Catedral, padre Agenor Vieira; e autoridades públicas, como o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luís, do presidente da Frente Parlamentar Católica na CLDF, deputado João Cardoso, e o representante do Escritório de Taiwan no Brasil, Benito Liao.

Durante a cerimônia, foi entregue ao gerente operacional do Instituto Cultural Vale, Vinícius Rezende, o certificado de Empresa Amiga da Catedral, destinado às organizações que vão contribuir no projeto de revitalização, manutenção e melhorias da catedral.

Já à noite, foi dado início à Novena em preparação para a Festa de Nossa Senhora Aparecida. A cada dia, um padre ou bispo convidado presidiu a Missa e conduziu as reflexões sobre Nossa Senhora. No primeiro dia de Novena, a Missa foi presidida pelo Padre Vanilson Silva, fundador da Missão Rosa Mística. Em sua homilia, o presbítero motivou a sair da devoção a Nossa Senhora e passar a uma relação “filial, terna e amorosa com Maria”.

“A devoção é cultural, a relação terna, afetuosa e filial é de filho para com a mãe, de filha para com a mãe”, destacou.

 

 4 de outubro 

Maria, Mãe das Famílias foi o tema do segundo dia da novena em honra a Nossa Senhora Aparecida na Catedral. A Missa foi presidida pelo padre Jildemar Araújo, que chamou atenção para o bombardeio “em todos os sentidos” sofrido pela família. 

Ele indicou para uma boa convivência na família algumas atitudes, como menos cobrança, compreensão do outro, fazer presença, sorrir e abraçar, parar e rezar com a família, tirar tempo para refletir a Palavra de Deus e colocar Deus no centro e Maria ao nosso lado. 

 

5 de outubro

No terceiro dia de Novena, o arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira, presidiu a eucaristia. Ao refletir sobre o tema da Novena preparado para o dia, “Maria, Mãe da Igreja”, dom Marcony destacou o “impressionante” gesto de Jesus: “Depois de já nos ter dado tudo, o seu Pai e a sua vida, no alto da cruz nos dá também a sua mãe. Nós fomos entregues à Nossa Senhora na hora da Paixão do Senhor”. “Se o próprio Filho de Deus nos entregou Maria por Mãe, quem somos nós para abrir mão?”, questionou.

Dom Marcony ressaltou Maria como primeira discípula, modelo da Igreja, serva do Senhor, obediente, mulher de fé e da caridade. E convidou a todos a prestarem atenção à Palavra “agora”, no final da Ave Maria: “Maria é como uma mãe que está sempre presente em nossa vida. Agora ela está intercedendo por nós, agora ela pede ao Pai por nós”.

Também neste terceiro dia de novena, a deputada federal Simone Marquetto partilhou um testemunho sobre sua relação com Nossa Senhora Aparecida, generalíssima do Exército Brasileiro.

 

6 de outubro

O quarto dia da Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida, no domingo, 6, foi conduzido pelo reitor do Seminário Missionário Redemptoris Mater de Brasília, padre Paulo de Matos. O tema meditado foi “Maria, esposa diletíssima de São José”.

Em sua reflexão, o padre recordou Maria como a nova Eva, que surge “para que a comunhão possa se dar em meio a nós, na comunidade e na docilidade à vontade de Deus”. Por isso, continuou o padre, “não existe santo sem devoção à Virgem Maria. Não existe santo que não tenha a inspiração de seguir também as pegadas de Maria, ela diletíssima esposa de São José”.

O padre ainda pontuou que Maria é bem-aventurada porque acreditou na Palavra que lhe foi anunciada. E acreditou “sem colocar reservas, mas com total docilidade à vontade do Pai”.

 

7 de outubro

No quinto dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida, em 7 de outubro, recebemos o padre Patrick Fernandes, da diocese de Marabá (PR) e presente nas redes sociais. Ao partilhar um fato de sua vida e que não imaginava um dia celebrar na Catedral de Brasília, o padre afirmou: “Deus tem a capacidade de nos surpreender e precisamos enxergar os detalhes, mas a gente, por conta da dureza do nosso coração, muitas vezes não conseguimos enxergar, ver o carinho de Deus, a sensibilidade, as coisas pequenas”.

E Maria tem essa sensibilidade a ensinar. No dia em que a Igreja celebrou Nossa Senhora do Rosário, o padre recordou a presença de Maria no cenáculo com os apóstolos no dia de Pentecostes: “Hoje também estamos aqui nesta sala, neste lugar, ao redor de nossa mãe, sempre com o desejo de sermos um pouquinho melhor, de, assim como ela, estarmos atentos aos sinais de Deus em nossa vida”.

Padre Patrick destacou de Nossa Senhora a característica de ser “dócil à ação do Espírito e que conseguia enxergar os sinais, aquilo que ninguém notava, que ninguém conseguia perceber”.

 

8 de outubro

No sexto dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida, no dia 8 de outubro, a Catedral Metropolitana de Brasília ficou repleta de fiéis para confiar suas orações a Deus por intercessão da Padroeira. A celebração foi presidida pelo padre Marcos Rogério, de Goiânia, que animou os presentes com momentos de louvor e profunda oração.

Foto: Ed Alves

Em sua homilia, o padre refletiu sobre o Evangelho do dia (Lc 10,38-42), que narra a visita de Jesus à casa dos irmãos Marta, Maria e Lázaro. Após Marta pedir que Jesus mande sua irmã parar de escutá-lo para ajudar nos afazeres domésticos, o Senhor disse: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

Padre Marcos destacou a importância de parar diante da Palavra de Deus, “do mistério que é capaz de mudar a nossa vida, daquilo que dá sentido à nossa história”. Isso nos faz “caminhar em direção àquilo que pode mover toda a nossa existência”.

 

9 de outubro

Ao chegar ao sétimo dia da novena em preparação para a Festa de Nossa Senhora Aparecida, foi refletido o tema “Maria, Arca da Nova Aliança”. A missa foi presidida por dom Antonio de Marcos, bispo auxiliar de Brasília.

Durante a homilia, dom Antonio destacou o exemplo de Maria, que, em sua total confiança nos planos de Deus, é um modelo de oração e entrega para os cristãos. Ele relembrou a postura de Maria nos momentos de dor, como aos pés da cruz, incentivando os fiéis a seguirem seu exemplo de fé firme diante das dificuldades.

 

10 de outubro

O oitavo dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida teve a missa presidida pelo bispo auxiliar de Brasília dom Denilson Geraldo. Durante a homilia, o bispos destacou o poder da oração e da intercessão de Maria. “O Evangelho de hoje nos permite compreender claramente a intercessão da Santa Mãe de Deus em nossos pedidos”, afirmou o Bispo.

Ao final da celebração, Dom Denilson encorajou todos os fiéis a seguirem o exemplo de Maria, perseverando na oração e na fé, confiando que Deus está sempre atento às necessidades de seus filhos.

 

11 de outubro

A Novena em honra à Padroeira do Brasil e de Brasília foi encerrada na sexta-feira, 11 de outubro, com missa campal ao lado do campanário da Catedral. Mesmo com forte chuva antes da celebração, os fiéis aproveitaram a estrutura coberta da Quermesse e puderam participar com tranquilidade da Missa, presidida por dom Vicente Tavares, bispo auxiliar de Brasília e que, na oração da novena, refletiu sobre o tema “Maria aponta ao serviço para Cristo na Igreja”.

“Estamos unidos em um clamor a Deus através da intercessão da Virgem Maria, para que ela, junto ao seu Filho e a Deus Pai todo Poderoso, leve as nossas súplicas, apresentando a Jesus Nosso Senhor os nossos pedidos, para que nós sejamos socorridos pela sua graça, pelo seu amor e pela misericórdia do Senhor todos os dias”, disse dom Vicente.

 

Após a Missa, os fiéis participaram dos shows especiais com Ulissis Lima e Tony Allysson, e puderam aproveitar as barraquinhas com comidas típicas da quermesse. 

 

12 de outubro

No dia de Nossa Senhora Aparecida, a catedral realizou seu segundo dia de Quermesse, com barraquinhas durante todo o dia. Após a missa e a procissão na Esplanada dos Ministérios, presididas pelo arcebispo, cardeal Paulo Cezar Costa, a programação da Quermesse continuou com mais dois shows. As cantoras Michelle Abrantes, Gabriela Carvalho, Lilian Ingrid e Huanda Silva apresentaram o espetáculo Elas cantam Maria. Em seguida, foi a vez de Adriana Arydes subir ao palco com grandes sucessos como Qual é a chave, Lindo Céu e Hallelujah.

  

Quermesse da Padroeira 2024

 

13 de outubro

E para finalizar a série de atividades em honra à Nossa Senhora Aparecida, foi realizado o Costelão das Famílias, no último domingo. O almoço beneficente em prol das ações de melhoria da catedral, também foi momento de confraternização com shows da banda Filhos de Lourdes, do grupo Nossa Turma e do DJ Marcone. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2025 abril

Semana 5

seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
seg 7
ter 8
qua 9
qui 10
sex 11
sáb 12
dom 13
seg 14
ter 15
qua 16
qui 17
sex 18
sáb 19
dom 20
seg 21
ter 22
qua 23
qui 24
sex 25
sáb 26
dom 27
seg 28
ter 29
qua 30
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat