logo-catedral-site

Frente Parlamentar Católica no Senado terá assistência religiosa da Catedral

Foi instalada na última quarta-feira, 4 de setembro, a Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana no Senado Federal. A cerimônia que oficializou o grupo teve a presença do arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa, do bispo auxiliar dom Denilson Geraldo e do pároco da catedral metropolitana de Brasília, padre Agenor Vieira, além de outros colaboradores da arquidiocese.

A Frente Parlamentar Católica atuará com os objetivos de defender os princípios éticos, morais e doutrinários da Igreja Católica; acompanhar projetos e assessorar os parlamentares na elaboração e votação de propostas.

A Catedral de Brasília, paróquia cujo território compreende a área do Congresso Nacional, fez parte da elaboração da proposta, por meio do pároco, padre Agenor Vieira, e dará apoio a essa iniciativa por meio da assistência religiosa aos senadores e servidores.

“A Frente Parlamentar Católica do Senado nasceu da necessidade da Catedral assistir os senadores católicos e os servidores, porque o Senado faz parte da jurisdição da Catedral, é atendido pela Catedral Metropolitana, e a partir da atuação lá no Senado, então foi solicitado ao senador Astronauta Marcus Pontes que fizesse o requerimento para criação da Frente Parlamentar. Ele aceitou, fez o requerimento, foi convidado o senador Flávio Arns para poder ser o vice, e começarmos os trabalhos para a criação, aprovação e implantação. É uma inspiração nossa, do pároco da Catedral de Brasília, junto com alguns fiéis do Senado, que tivemos a iniciativa de trilhar esse caminho”, contou padre Agenor.

 

Padre Agenor Vieira

Padre Agenor Vieira | Foto: Aliram Costa Assessoria

Política pelo bem comum

O arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, recordou que a Igreja possui “uma visão elevada sobre a política, que deve atuar pelo bem comum”, e que seu exercício deve conduzir a comunidade humana à sua realização. Ele destacou o diálogo como um caminho para a paz, recordando algumas falas do Papa Francisco, e orientou que a Frente Parlamentar deve ter o olhar de Cristo para o outro e deve estar unida, mesmo nas diferenças.

 

 

“Uma Frente Parlamentar Católica implica ter esse olhar, o olhar de Jesus Cristo. Ter o olhar de Cristo implica ter a vida, a realidade, as pessoas como Deus as vê, implica ter um olhar alargado, ver possibilidade onde a Lei apontava condenação”, disse, lembrando de passagens do Evangelho nas quais Cristo mostra seu olhar de misericórdia, perdão e esperança.

“Ter o espírito de Cristo tem que ser lei para nós. Por isso, nessa Frente Parlamentar, o que une tem que ser maior do que o que divide, onde se encontra a pessoa concreta; onde, por detrás das discussões, das divergências, dos interesses, das ideologias existem pessoas a serem encontradas, acolhidas e amadas. Existe um irmão, uma irmã. Essa Frente Parlamentar deve ser local onde as diferenças se tornam dom; onde o outro, a outra não é olhado pelo partido, se é de direita ou de esquerda, mas pela possibilidade que traz consigo; onde aquele que discorda de mim, que pensa diferente de mim, é um irmão, não um inimigo”, disse dom Paulo.

 

Com informações da CNBB e fotos de Aliram Costa Assessoria
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2025 abril

Semana 5

seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
seg 7
ter 8
qua 9
qui 10
sex 11
sáb 12
dom 13
seg 14
ter 15
qua 16
qui 17
sex 18
sáb 19
dom 20
seg 21
ter 22
qua 23
qui 24
sex 25
sáb 26
dom 27
seg 28
ter 29
qua 30
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat