catedral-logo

Catedral recebe a celebração da instituição de 96 ministros catequistas

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida recebeu a comunidade arquidiocesana para celebrar, neste domingo, 25, Dia Nacional do Catequista, a Missa com a instituição do Ministério de Catequista, pela primeira vez na Arquidiocese de Brasília (DF). Foram 96 homens e mulheres atuantes em suas respectivas paróquias do Distrito Federal que receberam o ministério das mãos do arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, e do bispo auxiliar dom Denilson Geraldo.

O ministério de catequista foi instituído pelo Papa Francisco com o Motu Proprio Antiquum Ministerium, recordando a missão daqueles que, desde a Igreja primitiva, têm a missão de ensinar. Os catequistas que receberam o ministério instituído são pessoas que, segundo dom Paulo, já estão doando a vida em suas comunidades e “já estão exercendo esse ministério há anos”.

Servir ao Senhor

Em sua homilia, o arcebispo de Brasília meditou as leituras deste 21º Domingo do Tempo Comum, relacionando a decisão de colocar-se a serviço de Deus feita por Josué, no Antigo Testamento, com o ministério de catequista.
A primeira leitura apresentou Josué que reúne o povo de Deus na assembleia de Siquém e instiga a escolherem a quem querem servir, se aos deuses estranhos ou ao Senhor que os libertou do Egito. “Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”, disse Josué.

“Servir ao Senhor implica direcionar a vida para Ele, implica fazer Dele o centro da vida, da existência”, disse dom Paulo. Nesse sentido, a motivação é que apliquemos o primado de Deus em nossas vidas, colocando sua lei e seus mandamentos no centro. “Sua Palavra vai pautando as nossas pequenas e grandes atitudes”.

Dom Paulo Cezar Costa | Foto: Neto Lima

Falando sobre o Evangelho, narrado por São João, quando Jesus percebe a murmuração entre os discípulos, que reclamam dizendo que as palavras de Jesus são duras, o cardeal explica que “murmurar é sempre a incapacidade de perceber o projeto de Deus”. A fé, por outro lado, “é acolher o projeto de Deus como dom” e “nos dá a certeza de que o Senhor está sempre conosco, alarga a nossa existência, a nossa capacidade de servir e amar”.

“A fé me insere numa grande família, a fé me faz servidor numa grande família. É isso que nós estamos fazendo aqui hoje, quando nós estamos investindo vocês com o ministério de catequista. É a graça de servir ao nosso povo, na formação de discípulos missionários”, disse aos catequistas eleitos para o ministério.

Dom Paulo destacou a figura dos catequistas:

“O catequista é aquele, aquela, que, como pedagogo vai conduzindo aquele/aquela que se encontrou com Cristo e vai conduzindo-o no aprofundamento do mistério de Cristo, formando discípulos e discípulas, discípulos missionários, usando uma expressão do Documento de Aparecida. O catequista é um servidor do povo de Deus, alguém que alargou a sua dimensão de servir, de se doar na vida da comunidade. É alguém que, a partir do momento que afirmou o primado de Deus na sua vida, alargou a sua capacidade de servir, de amar, de se doar, nessa missão bonita e fundamental de formar discípulos e discípulas”, afirmou.

No rito de instituição do ministério, os catequistas receberam a cruz de Cristo, “sinal da nossa fé, fonte da verdade e da caridade de Cristo”, com o mandato de “anunciá-lo com a palavra e a vida”. Também receberam a Bíblia, “o livro da Palavra de Deus” para ser luz em suas vidas.

Agradecimento

Brasiliana apresentou seus agradecimentos | Foto: Luiz Lopes Jr

A final da celebração, a coordenadora arquidiocesana da Catequese, Brasiliana de Castro Pereira, falou em nome dos novos ministros catequistas.

“Somos privilegiados e agradecidos a Deus pela graça de vivermos e testemunharmos este momento histórico na arquidiocese de Brasília, com a instituição dos primeiros ministros da catequese. Desde a publicação do documento, em 2021, nós catequistas esperávamos ansiosamente por este acontecimento. Mas é o coroamento da nossa caminhada catequética que se torna realidade. É um triunfo, é uma glória, mas, acima de tudo, é um reconhecimento! Que isso isso não nos envaideça, ao contrário, desejamos manifestar nosso júbilo por termos sido contemplados pelo amor e pela misericórdia do Senhor, que vê em nós capacidade para assumirmos mais um serviço a Deus e a esta Igreja”, afirmou.

Basiliana agradeceu ao “desejo ardente do coração de Dom Paulo” que possibilitou a instituição do ministério na arquidiocese e ao suporte de dom Denilson. No final do ano passado, o arcebispo enviou uma carta a todas as paróquias da arquidiocese pedindo a indicação de uma pessoa para receber o ministério.

A catequista também manifestou gratidão aos formadores, na pessoa do padre Jânison de Sá Santos, subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O processo de formação

O presbítero a serviço da Conferência Episcopal contribuiu na formação dos ministros catequistas desde o ano passado, com formações explicando sobre o ministério instituído do catequista, possibilitando o conhecimento dos documentos, como o Motu proprio do Papa Francisco Antiquum Ministerium e o Documento 112 da CNBB.

Com a definição da instituição, padre Jânison acompanhou o processo formativo, iniciado em fevereiro. Aos sábados, a cada 15 dias, e com atividades para fazer em casa, os catequistas se prepararam para este momento.

“Não foi formação inicial, mas uma formação para catequistas que já atuam, já trabalham. Eles seguiram a proposta do documento aprovado pelos bispos do Brasil de que houvesse uma formação de seis meses e um retiro”, contou padre Jânison.

A celebração da instituição do ministério de catequista foi transmitida no canal da Arquidiocese de Brasília no Yutube. Veja abaixo:

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2024 setembro

Semana 3

seg 26
ter 27
qua 28
qui 29
sex 30
sáb 31
dom 1
seg 2
ter 3
qua 4
qui 5
sex 6
sáb 7
dom 8
seg 9
ter 10
qua 11
qui 12
sex 13
sáb 14
dom 15
seg 16
ter 17
qua 18
qui 19
sex 20
sáb 21
dom 22
seg 23
ter 24
qua 25
qui 26
sex 27
sáb 28
dom 29
seg 30
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat