3º Domingo da Páscoa – 26.04.2020

A PALAVRA DO PASTOR

+ Dom Sergio da Rocha

FICA CONOSCO, SENHOR!

Temos vivido tempos muito difíceis, no contexto da pandemia que assola o país e o mundo. Não podemos perder a esperança e o rumo a seguir. Juntamente com os cuidados que têm sido recomendados para preservar a saúde, nós necessitamos cuidar bem da vida espiritual. É muito importante continuar a dedicar-se à oração e à meditação da Palavra de Deus, em nossas casas, redobrando os esforços para tratar, de modo fraterno e respeitoso, as pessoas com as quais convivemos e sendo solidários com os que mais sofrem com a pandemia. Em Jesus Cristo Ressuscitado, nós encontramos a esperança, “o caminho, a verdade e a vida”.

A bela passagem sobre os discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), hoje proclamada, nos ensina a encontrar Jesus Ressuscitado nas Escrituras e no Pão eucarístico.  A Palavra faz compreender o sentido dos acontecimentos e aquecer o coração, especialmente quando o caminhar torna-se difícil, pelo cansaço, pela tristeza e perplexidade. Em tempos de provação, é preciso, ainda mais, deixar-se iluminar e aquecer o coração pela Palavra de Jesus. Infelizmente, mesmo quando estão sem trabalhar, muitas pessoas não dão a devida importância à oração, ao silêncio e à escuta da Palavra. Por isso, não conseguem discernir o sentido da vida e dos acontecimentos, especialmente da cruz, e o caminho a seguir. A Páscoa é tempo de vida nova. Jesus vem nos oferecer a oportunidade de recomeçar a vida, conduzidos por ele e iluminados pela sua Palavra. Leia todos os dias ao menos uma breve passagem da Bíblia. Reze os Salmos saboreando a sua beleza e suavidade.

Emaús nos mostra que Jesus se revela ao partir o pão, na “fração” do Pão eucarístico e na partilha do pão de cada dia. Como discípulos, nós continuamos a reconhecer e a encontrar Jesus no pão eucarístico, assim como no pão repartido em sinal de partilha fraterna e solidariedade. A “fração do pão”, narrada por Lucas na passagem de Emaús, se renova e se prolonga na vida da comunidade dos discípulos, que é a Igreja, conforme nos mostra o mesmo evangelista, ao escrever os Atos dos Apóstolos.  A partilha do pão de cada dia, que é consequência da partilha do pão eucarístico, também se torna ocasião para a experiência da presença do Ressuscitado em nosso meio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2021 dezembro

Semana 2

seg 29
ter 30
qua 1
qui 2
sex 3
sáb 4
dom 5
seg 6
ter 7
qua 8
qui 9
sex 10
sáb 11
dom 12
seg 13
ter 14
qua 15
qui 16
sex 17
sáb 18
dom 19
seg 20
ter 21
qua 22
qui 23
sex 24
sáb 25
dom 26
seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
SITES INDICADOS
Open chat