catedral-logo

4º Domingo da Quaresma – Deus é Misericordioso!

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

 

Celebramos o IV Domingo da Quaresma, numa atitude de louvor e alegria pela misericórdia divina.      O Evangelho anuncia que “Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”. Acrescenta, a seguir: “Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (Jo 3, 16-17). Nós nos alegramos e louvamos a Deus pelo seu amor manifestado na cruz redentora de Jesus Cristo. Louvamos a Deus, com alegria, porque ele libertou o seu povo cativo na Babilônia, conforme nos recorda o livro das Crônicas, na primeira leitura. Nós nos alegramos porque “Deus é rico em misericórdia”, “por causa do grande amor com que nos amou”, “pela incomparável riqueza de sua graça”, “porque ele nos deu a vida com Cristo”, segundo São Paulo, na segunda leitura (Ef 2,4-10).

Entretanto, o louvor e a alegria manifestados na Liturgia devem se prolongar na vida do dia a dia, numa atitude sincera de conversão, especialmente neste tempo quaresmal. O Evangelho nos convida a crer em Cristo e a caminhar na luz, deixando as trevas da incredulidade e das “ações que eram más”.  São Paulo nos recorda que “fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas” (Ef 2,10). O segundo livro das Crônicas nos motiva a refazer a experiência do povo de Deus libertado da opressão na Babilônia para retornar à própria terra e reconstruir a vida.

O Ano do Laicato, vivenciado em todo o Brasil, tem estimulado os fiéis leigos e leigas a serem “sal da terra” e “luz do mundo”, nos diversos ambientes e situações em que vivem. O testemunho de fé de cada um é indispensável, mas é preciso também a ação da comunidade através das pastorais e movimentos, a fim de tornar mais efetivo o serviço da caridade, da justiça e da paz.  Nossas comunidades necessitam de pessoas dispostas a participar da evangelização nos órgãos públicos, nas escolas e universidades, nos hospitais, nos meios de comunicação, nas periferias urbanas, dentre tantos outros ambientes. A conversão quaresmal nos leve, de modo especial, a servir com compaixão para as ovelhas mais sofridas do rebanho de Cristo!

Procure viver bem esta Quaresma! Em resposta ao apelo da Campanha da Fraternidade, ajude a superar a violência praticando a Palavra de Jesus: “vós sois todos irmãos!” Jamais ceda à tentação da violência! Promova a reconciliação e o perdão entre todos. Seja portador do amor e da paz que Deus nos oferece!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat