catedral-logo

8º Domingo Do Tempo Comum – 03/03/2019

Frutos que Brotam do Coração

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

“A palavra mostra o coração do homem”, afirma o livro do Eclesiástico (27,7), alertando para a necessária prudência e discernimento perante as pessoas. Vivemos numa época em que as pessoas se deixam levar facilmente pelas aparências ou pela primeira impressão. Quando alguém age deste modo, é grande o risco de enganar-se ou de ser injusto.

A segunda leitura (1Cor 15,54-58) nos apresenta a conclusão da catequese de São Paulo aos Coríntios sobre a ressurreição, lida nestes quatro últimos domingos. A nossa vitória sobre a morte é consequência da vitória de Cristo.  Com ele e graças a ele, nós alcançamos a vitória sobre o pecado e a morte. Paulo conclui exortando-nos a permanecer firmes e a esforçar-nos, cada vez mais, “na obra do Senhor”.

No Evangelho proclamado (Lc 6,39-45), encontramos vários ensinamentos de Jesus para que a comunidade dos discípulos jamais se afaste do Mestre. Cada discípulo é chamado a ser como o Mestre, que é Jesus, permanecendo na verdade. Os seguidores de Jesus são chamados a reconhecer as próprias falhas e limitações, ao invés de condenar o outro, e a produzir bons frutos a partir do “bom tesouro do coração”.

Estaremos iniciando a Quaresma no próximo dia 06, quarta-feira de Cinzas. Vamos iniciar um tempo especial de conversão e penitência, em preparação para a Páscoa. Deus nos oferece mais uma oportunidade privilegiada para produzir os bons frutos que ele espera de nós. É preciso refletir seriamente sobre qual tipo de árvore nos representa, a boa ou ruim, considerando os frutos que temos produzido. Nestes dias em que muitos buscam a alegria sem Deus, possamos dar testemunho da verdadeira alegria que se encontra em Deus e na vivência da sua Palavra. Felizes os que acolhem a Palavra de Deus e a põem em prática nas diversas situações da vida, nos momentos de alegria e de dor.

Lembre-se que a quarta feira de Cinzas continua a ser dia de jejum e abstinência. Participe da missa na quarta feira de Cinzas, a ser celebrada em todas as paróquias da Arquidiocese de Brasília. Na Catedral, a celebração eucarística será às 19:30 h. Em todo o Brasil, com a Quaresma, será iniciada também a Campanha da Fraternidade, tendo como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e como lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.  Possamos viver o amor fraterno, com suas várias exigências, conforme o ensinamento de Jesus, na família, na comunidade e nos diversos ambientes da vida social.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat