Horário de Funcionamento e Visita
Segunda-feira: das 08h às 17h
Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h (limpeza da Nave Central das 08h às 10:30h)
Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h
Hours of Operation and Visit
Monday: 8am at 5pm
Tuesday and Friday: 10:30 - 17: 00 (cleaning of the Central Ship from 08:30 - 10:30)
Wednesday, Thursday Saturday and Sunday: from 08h to 17h

D.Sergio – 16/06/19 – Santíssima Trindade

“ORAÇÃO E VIDA TRINITÁRIA”

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

A Santíssima Trindade está sempre presente na sagrada liturgia ao longo de todo o ano. Pela centralidade do mistério da Santíssima Trindade na vida e missão da Igreja, na doutrina e na liturgia, dedica-se a ela uma solenidade especial, logo após o término do Tempo Pascal. É uma ocasião privilegiada para cada membro da Igreja e para cada comunidade refletirem, rezarem e, acima de tudo, reavivarem a vida trinitária, que é dom e tarefa. A Santíssima Trindade está sempre presente em nossa vida e na vida da Igreja. Fomos batizados em nome da Santíssima Trindade!

A celebração eucarística inicia-se e termina em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A oração eucarística é concluída com um grande louvor trinitário, dirigindo-se ao Pai, “com Cristo, por Cristo, em Cristo, na unidade do Espírito Santo”.  As principais orações da missa são trinitárias. Nos domingos e solenidades, nós rezamos o “Creio” professando a nossa fé na Santíssima Trindade.

Necessitamos valorizar mais a Trindade Santa em nossas orações e em nosso modo de viver. É importante tomar consciência da importância da Trindade na liturgia, prestando atenção e valorizando mais as referências a ela. Iniciar e terminar o dia, assim como as principais atividades, invocando a Santíssima Trindade dá um sentido maior ao que fazemos e certamente nos leva a realizar nossas ações segundo a vontade de Deus. Contudo, a dimensão trinitária da liturgia e das orações cotidianas se manifesta e se completa no nosso modo de viver.  É preciso que a vida seja trinitária. Sendo a Santíssima Trindade mistério inesgotável de amor e de comunhão, a vida de cada um de nós e de cada comunidade devem ser feitas de amor e de comunhão, especialmente em nosso tempo marcado por tantas situações de egoísmo, divisão e violência. Necessitamos ser pessoas e comunidades trinitárias, à imagem da Santíssima Trindade, glorificando a Deus também pelo nosso modo de viver.

A palavra “mistério” aplicada a Santíssima Trindade não significa algo complicado. Conforme a concepção bíblica,  o “mistério” se manifesta, mas não se esgota. Ele se revela, sendo por nós acolhido e experimentado, mas não se reduz aos limites do nosso pensar e de nosso sentir. A Santíssima Trindade é o mistério do amor infinito de Deus, que sendo um só manifesta-se nas pessoas do Pai Criador, do Filho Redentor e do Espírito Santificador. Este mistério encontra-se revelado na Sagrada Escritura e tem sido transmitido pela Igreja, ao longo de sua história. Por isso, nós cremos no Pai, no Filho e no Espírito Santo, “um só Deus e um só Senhor; não uma única pessoa, mas três pessoas num só Deus”, conforme o prefácio da missa desta solenidade.

Glorifiquemos a Santíssima Trindade com os lábios, o coração e a vida!

2019-06-17T15:19:10-03:0017/06/2019|