catedral-logo

D.Sergio – 16/06/19 – Santíssima Trindade

“ORAÇÃO E VIDA TRINITÁRIA”

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

A Santíssima Trindade está sempre presente na sagrada liturgia ao longo de todo o ano. Pela centralidade do mistério da Santíssima Trindade na vida e missão da Igreja, na doutrina e na liturgia, dedica-se a ela uma solenidade especial, logo após o término do Tempo Pascal. É uma ocasião privilegiada para cada membro da Igreja e para cada comunidade refletirem, rezarem e, acima de tudo, reavivarem a vida trinitária, que é dom e tarefa. A Santíssima Trindade está sempre presente em nossa vida e na vida da Igreja. Fomos batizados em nome da Santíssima Trindade!

A celebração eucarística inicia-se e termina em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A oração eucarística é concluída com um grande louvor trinitário, dirigindo-se ao Pai, “com Cristo, por Cristo, em Cristo, na unidade do Espírito Santo”.  As principais orações da missa são trinitárias. Nos domingos e solenidades, nós rezamos o “Creio” professando a nossa fé na Santíssima Trindade.

Necessitamos valorizar mais a Trindade Santa em nossas orações e em nosso modo de viver. É importante tomar consciência da importância da Trindade na liturgia, prestando atenção e valorizando mais as referências a ela. Iniciar e terminar o dia, assim como as principais atividades, invocando a Santíssima Trindade dá um sentido maior ao que fazemos e certamente nos leva a realizar nossas ações segundo a vontade de Deus. Contudo, a dimensão trinitária da liturgia e das orações cotidianas se manifesta e se completa no nosso modo de viver.  É preciso que a vida seja trinitária. Sendo a Santíssima Trindade mistério inesgotável de amor e de comunhão, a vida de cada um de nós e de cada comunidade devem ser feitas de amor e de comunhão, especialmente em nosso tempo marcado por tantas situações de egoísmo, divisão e violência. Necessitamos ser pessoas e comunidades trinitárias, à imagem da Santíssima Trindade, glorificando a Deus também pelo nosso modo de viver.

A palavra “mistério” aplicada a Santíssima Trindade não significa algo complicado. Conforme a concepção bíblica,  o “mistério” se manifesta, mas não se esgota. Ele se revela, sendo por nós acolhido e experimentado, mas não se reduz aos limites do nosso pensar e de nosso sentir. A Santíssima Trindade é o mistério do amor infinito de Deus, que sendo um só manifesta-se nas pessoas do Pai Criador, do Filho Redentor e do Espírito Santificador. Este mistério encontra-se revelado na Sagrada Escritura e tem sido transmitido pela Igreja, ao longo de sua história. Por isso, nós cremos no Pai, no Filho e no Espírito Santo, “um só Deus e um só Senhor; não uma única pessoa, mas três pessoas num só Deus”, conforme o prefácio da missa desta solenidade.

Glorifiquemos a Santíssima Trindade com os lábios, o coração e a vida!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat