catedral-logo

D. Sérgio – I Domingo do Advento – 01.12.2019

A PALAVRA DO PASTOR

+ Dom Sergio da Rocha

Cardeal Arcebispo de Brasília

FICAI PREPARADOS!

Estamos iniciando o Tempo do Advento que “possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa” (Normas sobre o Ano Litúrgico, n.39). A cor litúrgica roxa, utilizada neste tempo litúrgico, nos convida à penitência e à conversão, em vista do advento de Cristo. O modo como iremos celebrar e viver o Natal dependerá muito de como nos dispomos a viver este tempo litúrgico.

A Liturgia da Palavra motiva e orienta a nossa vivência do Advento. O Evangelho proclamado nos transmite a certeza de que o Senhor vem, mostrando-nos o que fazer. Afirma Jesus: “Ficai atentos porque não sabeis em que dia virá o Senhor” (Mt 24,42), repetindo, logo a seguir, “Ficai preparados, porque na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá” (Mt 24,44). A atitude que ele espera de nós é a vigilância sobre a própria conduta e a prontidão para acolher o Senhor que vem, procurando cumprir fielmente sua Palavra.

A vigilância exige uma séria atitude de conversão. São Paulo, na Carta aos Romanos (Rm 13,11-14), nos alerta: “já era de despertar”, “a noite já vai adiantada, o dia vem chegando”.  É preciso deixar as “ações das trevas” para caminhar na luz da vida nova. O profeta Isaías convidava o povo a caminhar ao encontro do Senhor recorrendo também à imagem da luz, para anunciar um tempo de justiça e paz estabelecido por Deus. “Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor” (Is 2,5) é a palavra que Deus dirige também a nós, através da Igreja, neste início de Advento.  Quem caminha para a casa do Senhor, quem a ele volta o coração, experimenta a alegria testemunhada pelo salmista, conforme rezamos hoje (Salmo 121).

Estamos vivenciando a Campanha para a Evangelização, em toda a Igreja no Brasil, motivando-nos a assumir com responsabilidade a missão evangelizadora da Igreja e a colaborar para a sua sustentação. Um gesto concreto, proposto a cada ano, é a Coleta para a Evangelização, realizada no 3º Domingo do Advento, como sinal de comunhão e partilha, para a manutenção da ação evangelizadora da Igreja. Neste Ano Jubilar da Arquidiocese de Brasília, nós somos chamados a renovar “o compromisso de caminhar unidos e de evangelizar a todos, com novo ardor missionário, no diversos espaços do Distrito Federal”. Ajude a sua comunidade a evangelizar, participando das atividades pastorais e dispondo-se a servir os irmãos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2024 abril

Semana 3

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 1
qui 2
sex 3
sáb 4
dom 5
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat