catedral-logo

D. Sérgio – I Domingo do Advento – 01.12.2019

A PALAVRA DO PASTOR

+ Dom Sergio da Rocha

Cardeal Arcebispo de Brasília

FICAI PREPARADOS!

Estamos iniciando o Tempo do Advento que “possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa” (Normas sobre o Ano Litúrgico, n.39). A cor litúrgica roxa, utilizada neste tempo litúrgico, nos convida à penitência e à conversão, em vista do advento de Cristo. O modo como iremos celebrar e viver o Natal dependerá muito de como nos dispomos a viver este tempo litúrgico.

A Liturgia da Palavra motiva e orienta a nossa vivência do Advento. O Evangelho proclamado nos transmite a certeza de que o Senhor vem, mostrando-nos o que fazer. Afirma Jesus: “Ficai atentos porque não sabeis em que dia virá o Senhor” (Mt 24,42), repetindo, logo a seguir, “Ficai preparados, porque na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá” (Mt 24,44). A atitude que ele espera de nós é a vigilância sobre a própria conduta e a prontidão para acolher o Senhor que vem, procurando cumprir fielmente sua Palavra.

A vigilância exige uma séria atitude de conversão. São Paulo, na Carta aos Romanos (Rm 13,11-14), nos alerta: “já era de despertar”, “a noite já vai adiantada, o dia vem chegando”.  É preciso deixar as “ações das trevas” para caminhar na luz da vida nova. O profeta Isaías convidava o povo a caminhar ao encontro do Senhor recorrendo também à imagem da luz, para anunciar um tempo de justiça e paz estabelecido por Deus. “Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor” (Is 2,5) é a palavra que Deus dirige também a nós, através da Igreja, neste início de Advento.  Quem caminha para a casa do Senhor, quem a ele volta o coração, experimenta a alegria testemunhada pelo salmista, conforme rezamos hoje (Salmo 121).

Estamos vivenciando a Campanha para a Evangelização, em toda a Igreja no Brasil, motivando-nos a assumir com responsabilidade a missão evangelizadora da Igreja e a colaborar para a sua sustentação. Um gesto concreto, proposto a cada ano, é a Coleta para a Evangelização, realizada no 3º Domingo do Advento, como sinal de comunhão e partilha, para a manutenção da ação evangelizadora da Igreja. Neste Ano Jubilar da Arquidiocese de Brasília, nós somos chamados a renovar “o compromisso de caminhar unidos e de evangelizar a todos, com novo ardor missionário, no diversos espaços do Distrito Federal”. Ajude a sua comunidade a evangelizar, participando das atividades pastorais e dispondo-se a servir os irmãos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat