catedral-logo

D.Sérgio – IV Domingo do Advento – 22.12.2019

+ Dom Sergio da Rocha

Cardeal Arcebispo de Brasília

O ‘SIM’ DE MARIA E JOSÉ

            Estamos nos aproximando do Natal de Jesus. A Liturgia da Palavra nos apresenta a figura de José, esposo de Maria, humilde carpinteiro de Nazaré, que “era justo”, o que significa “santo”. Por isso, mesmo sem entender tudo o que se passava com Maria, ele diz o seu “sim” a Deus. A narrativa se conclui afirmando que “José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado” (Mt 1,24).

Além de ser modelo de fidelidade, por cumprir fielmente a palavra de Deus, José mostrou ser um marido que ama a sua esposa. Ao invés de denunciar Maria, por estar grávida antes de viverem juntos, o que segundo as leis daquele tempo poderia levá-la ao apedrejamento, ele preferiu abandoná-la em segredo (Mt 1,19). Contudo, Deus veio em seu auxílio, ajudando-o a compreender o que se passava e a cumprir a sua missão. Ao aceitar Maria como esposa, José acolheu também a Jesus, de quem cuidou paternalmente. A profecia de Isaías, proclamada na primeira leitura, se cumpria através do “sim” de Maria, contando também com o “sim” de José: “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel” (Is 7,14), “o que significa Deus está conosco”, explica o Evangelho segundo Mateus (Mt 1,23).  Além da expressão “Emanuel”, a origem divina de Jesus é ressaltada pela repetida afirmação de que ele foi concebido pelo Espírito Santo.

Na Carta aos Romanos, S. Paulo testemunha a grandeza da graça de Deus na sua vida, reconhecendo que o seu apostolado é dom de Deus e que também nós somos “chamados a ser discípulos de Jesus Cristo” (Rm 1,6). Para tanto, a liturgia das missas do Advento tem nos convidado a abrir as portas para que o rei da glória possa entrar, conforme o Salmo 23. Deus conta também com o nosso “sim”, assim como, ele contou com Nossa Senhora, S. José e com o apostolo S. Paulo.

Estamos chegando ao final do Advento. É importante pensar como está a nossa preparação para o Natal de Jesus. A preocupação com festas ou presentes não pode ofuscar ou substituir o verdadeiro sentido do Natal do Senhor, nem a devida preparação espiritual. Para que o Natal seja o “Natal do Senhor” é preciso que a preparação seja feita de oração, escuta da Palavra de Deus, participação na eucaristia e amor fraterno. Participe da missa no Natal. Procure testemunhar a razão maior da alegria natalina: o menino Jesus, Deus-conosco!.

Recebemos, recentemente, a notícia da nomeação de Dom Leonardo Steiner, pelo Papa Francisco, para ser Arcebispo de Manaus. Agradecemos, profundamente, a Dom Leonardo, por sua dedicação como Bispo auxiliar de Brasília, desde setembro de 2011. Neste domingo, ele preside a celebração de eucarística, na Catedral, às 10 h. Rezemos por Dom Leonardo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat