catedral-logo

Dom Sergio – 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 06.10.2019

A PALAVRA DO PASTOR

+ Dom Sergio da Rocha

Cardeal Arcebispo de Brasília

 

AUMENTA A NOSSA FÉ!

O Evangelho proclamado inicia-se com um pedido dos apóstolos a Jesus: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17, 5). Diante dos desafios do mundo atual e da nossa fragilidade, sentimos a necessidade de repetir, com os apóstolos: “Aumenta a nossa fé!”. Na vida de cada um, a fé necessita crescer, purificar-se, fortalecer-se e amadurecer. O texto de S. Lucas se conclui com uma afirmação de Jesus que nos pensar na necessidade de vivenciar a fé no dia a dia, a fim de poder dizer: “somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer” (Lc 17,10). Para isso, é fundamental a atitude permanente de servo–discípulo que procura fazer sempre a vontade do Senhor, com fidelidade e humildade. Além disso, pedir a Jesus pelo aumento da fé significa reconhecer humildemente que a fé é dom de Deus e se sustenta pela graça divina.     A fé é sempre muito necessária, especialmente quando queremos superar os graves problemas do mundo de hoje. Na primeira leitura, o profeta Habacuc interpela Deus, esperando a sua intervenção para por fim a violência, a maldade e a discórdia. Em resposta, Deus suscita a esperança e dá a certeza de que não falhará, advertindo para a consequência da iniquidade, que é a morte, e proclamando que “o justo viverá por sua fé” (Hab 1,4). Conforme a segunda leitura, no serviço à comunidade, é preciso viver da fé e da fidelidade, guardando o “precioso depósito” em “matéria de fé e de amor em Cristo Jesus” (2Tm 1,13-14).

Estamos iniciando o Mês Missionário Extraordinário, com muitas atividades pastorais programadas nos quinze Setores da Arquidiocese de Brasília e em cada uma das Paróquias. Todos nós, segundo a vocação recebida, devemos participar da missão de transmitir a fé, através das palavras e do testemunho de vida. Rezemos pelos missionários! Sejamos missionários!

Tem início, neste domingo, o Sínodo Especial para a Amazônia, presidido pelo papa Francisco, reunindo, no Vaticano, os bispos e outros representantes da Igreja na Amazônia. Até o dia 27 de outubro, eles estarão refletindo sobre o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Unidos ao Papa Francisco, acompanhemos o Sínodo com as nossas orações!

No próximo sábado, estaremos celebrando a festa da Padroeira da Arquidiocese de Brasília e de todo o Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Participe da missa e da tradicional procissão, na Esplanada dos Ministérios. A celebração eucarística terá início às 17:00 h. Vamos todos celebrar e testemunhar publicamente a nossa fé, contando com a intercessão e o exemplo de Nossa Senhora!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat