catedral-logo

Dom Sergio – 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 19.01.2020

+ Dom Sergio da Rocha

Cardeal Arcebispo de Brasília

TESTEMUNHAS DO CORDEIRO

No dia seguinte à celebração da festa do Batismo do Senhor, que ocorreu no último domingo, teve início o “Tempo Comum”, caracterizado pela cor litúrgica verde. Neste Ano Litúrgico, a partir do próximo domingo e em todos os outros domingos do Tempo Comum, será proclamado o Evangelho segundo Mateus. Hoje, porém, a Liturgia nos propõe um texto do Evangelho segundo João (Jo 1,29-34). Nele, destaca-se o testemunho de João Batista apresentando Jesus como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29) e referindo-se a manifestação do Espírito Santo no batismo de Jesus.  “Eu vi e dou testemunho!”, afirma João.  O Evangelho quer nos levar também a dar testemunho de Jesus, assim como fez João Batista, reconhecendo-o como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

O título “Cordeiro de Deus”, aplicado a Jesus, nos mostra que ele é o novo cordeiro, imolado na nova e definitiva Páscoa, o Cordeiro-Servo do Senhor, anunciado pelo profeta Isaías, conduzido à morte para libertar a todos do pecado e da morte. O “Cordeiro” apresentado por João Batista é o cordeiro libertador do Êxodo, o cordeiro redentor anunciado por Isaías, o Cordeiro morto e ressuscitado. É ele que vem a nós em cada Eucaristia. Antes de receber a comunhão eucarística nós proclamamos que ele é o “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, crendo em seu poder e misericórdia, pois reconhecemos que não somos dignos que ele entre em nossa morada. Felizes os que participam da ceia do Cordeiro, conforme proclama o sacerdote na celebração eucarística. Feliz quem pode repetir como João: “eu vi e dou testemunho”.

Nós somos convidados a dar testemunho de Cristo, com simplicidade e coragem, como fez João Batista, “chamados a sermos santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Cor 1,2). Pela vivência da santidade, no dia a dia, damos testemunho do Cordeiro de Deus, ajudando outras pessoas a segui-lo como verdadeiros discípulos e a participar da vida da Igreja. O anúncio do Evangelho seja sempre mais acompanhado do testemunho de vida!

Em resposta à Palavra anunciada, rezemos o Salmo 39, dizendo com os lábios e o coração: Eis que venho, Senhor! Com prazer, faço a vossa vontade! Esta atitude vivida de modo pleno pelo Cordeiro-Servo, nosso Redentor, seja hoje a nossa atitude diante de Deus, na liturgia e na vida.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat