catedral-logo

Dom Sergio – III Domingo do Avento – 15.12.19

A PALAVRA DO PASTOR

+ Dom Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

CRIAI ÂNIMO, NÃO TENHAIS MEDO!

O terceiro Domingo do Advento é denominado “Domingo da Alegria” ou “Domingo Gaudete”. A palavra latina gaudete vem da antífona de entrada da missa de hoje, “Gaudete in Domino”, isto é, Alegrai-vos no Senhor, extraída da Carta de S. Paulo aos Filipenses (Fl 4,4s), que se completa com a afirmação “O Senhor está perto”, motivo dessa alegria.

O anúncio de que Deus vem para salvar traz ânimo, esperança e alegria, para o povo sofrido, conforme a profecia de Isaías. Na Liturgia da Palavra, as imagens utilizadas para expressar a vinda do Senhor são carregadas de esperança: “a terra que era deserta e intransitável” vai “florescer como um lírio” (Is 35,1); o “agricultor espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva” (Tg 5,7). Contudo, a alegria se torna plena com os sinais da chegada da salvação em Jesus Cristo. Segundo o Evangelho proclamado, em Jesus realizam-se os sinais anunciados pelo profeta Isaías: “os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados” (Mt 11,5). Esses sinais realizados por Jesus revelam que ele é o Messias anunciado pelos profetas e esperado pelo povo, em resposta à pergunta dos discípulos de João. Muitos esperavam um messias rei poderoso, diferente do modo como Jesus se apresentava. Por isso, ele afirma que é “feliz aquele que não se escandaliza” por causa dele (Mt 5,6).

As palavras de Isaías ecoam neste Advento: “Criai ânimo, não tenhais medo!” (Is 35,4). Nós somos convidados a levar esperança e alegria especialmente aos que mais sofrem. Nossa esperança se fundamenta na fé em Deus, que vem nos visitar e permanecer conosco. É ele quem fortalece as mãos enfraquecidas e firma os joelhos debilitados. Entretanto, ele conta conosco, esperando a nossa resposta ao seu chamado à conversão, reproposto pela Igreja neste Advento: “ficai firmes e fortalecei vossos corações”, evitando a murmuração e o julgamento contra o próximo (Tg 5,8).

A Igreja necessita anunciar, cada vez mais, o Evangelho. Necessitamos formar comunidades missionárias. No 3º Domingo do Advento, a cada ano, realiza-se a coleta nacional para a evangelização, sinal de comunhão eclesial e de corresponsabilidade na promoção e sustentação da missão evangelizadora da Igreja na Arquidiocese e em todo o Brasil. Colabore com a sua oferta e participe da ação pastoral e missionária em sua comunidade!

Aproveite este tempo litúrgico para preparar-se bem para o Natal. Ajude sua família e seus vizinhos a participarem dos encontros de preparação para o Natal. Promova a reconciliação e a paz!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat