catedral-logo

Dom Sergio – IMACULADA CONCEIÇÃO – 08.12.19

A PALAVRA DO PASTOR

+ Dom Sergio da Rocha

Cardeal Arcebispo de Brasília

EIS AQUI A SERVA DO SENHOR!

Continuamos a viver o tempo do Advento, voltando o nosso olhar para Maria, a Mãe do Salvador, recorrendo à sua intercessão e aprendendo com ela a dizer “sim” à Palavra de Deus. Unidos a toda a Igreja, nós celebramos a solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Além da importância desta grande festa mariana no calendário litúrgico universal, recordemos que a padroeira do Brasil e de Brasília é invocada com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Nesta Eucaristia, a Igreja nos convida ao louvor e a alegria, conforme rezamos no Salmo 97: “cantai ao Senhor um cântico novo: o Senhor fez maravilhas”; “aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai”. A razão maior deste louvor e alegria encontra-se no Evangelho proclamado: a anunciação do nascimento de Jesus Cristo a Maria e o seu “sim” diante de Deus, que lhe confiou a missão de ser a mãe do Messias esperado. Maria é a Imaculada, desde a sua concepção, pela graça de Deus, em vista de seu filho Jesus. Na anunciação, o anjo Gabriel a ela se dirige, chamando-a de “cheia de graça”, isto é, toda pura, sem mácula, plena do amor de Deus. “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo” é a saudação angélica imortalizada na oração da Ave-Maria.

A nossa resposta diante de Deus deve assemelhar-se à de Maria. Quem nele crê e confia, pratica a sua palavra e cumpre a sua vontade, permanecendo fiel, em qualquer situação. “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se se em mim segundo a tua palavra” deve ser também a nossa resposta a Deus, lembrando que Maria se fez serva do Senhor na Anunciação, mas também no serviço prestado à Isabel e nas bodas de Caná. Ela permaneceu a serva fiel do Senhor também na hora da cruz.

Diante das tarefas e dos desafios, Deus também nos diz: “Não temas”. O anjo disse a Maria: “Não temas, porque encontraste graça diante de Deus”. Não temas porque “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra”. Quem se dispõe a cumprir a palavra de Deus não deve temer, mas nele confiar e permanecer fiel, na certeza de contar com a sua presença amorosa e com a força do seu Espírito.

A Palavra de Deus desta solenidade anuncia a vitória sobre o pecado, representada pela imagem da cabeça da serpente esmagada pela mulher, conforme a primeira leitura (Gn 3,15). Na Carta aos Efésios, São Paulo anuncia que Deus nos chamou “antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor” (Ef 1,4). Possamos dizer “sim” a este chamado à santidade, contando com a intercessão e o exemplo da Senhora da Imaculada Conceição.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat