catedral-logo

I Domingo do Advento

Ficais Preparados!

27/11/2016

Estamos iniciando o novo Ano Litúrgico, com a celebração do primeiro domingo do Advento. A Igreja nos ensina que o Tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda, isto é, o nascimento de Jesus, é também um tempo em que os corações se voltam para a segunda vinda de Cristo, no fim dos tempos. A espera do Senhor que vem é marcada pela piedosa e alegre expectativa, assim como pela conversão. A cor litúrgica roxa, utilizada neste tempo litúrgico não é sinal de tristeza, mas de penitência e conversão, em vista do advento de Cristo.

A Liturgia da Palavra motiva e orienta a nossa vivência do Advento. O Evangelho proclamado nos transmite a certeza de que o Senhor vem, mostrando-nos o que fazer. É preciso estar preparados e atentos para o encontro com o Senhor, pois não se sabe quando ele virá. Não há como preparar-se de última hora. Jesus nos diz: “Ficai atentos porque não sabeis em que dia virá o Senhor” (Mt 24,42), repetindo, logo a seguir, “Ficai preparados, porque na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá” (Mt 24,44). A atitude que o Evangelho espera de nós é a vigilância sobre a própria conduta e a prontidão para acolher o Senhor que vem. Segundo o espírito deste tempo litúrgico, é preciso preparar-se bem para acolher Jesus no Natal, assim como, para o encontro último e definitivo com o Senhor.

A vigilância exige uma séria atitude de conversão. São Paulo, na Carta aos Romanos (Rm 13,11-14), nos alerta: “já era de despertar”, “a noite já vai adiantada, o dia vem chegando”.  É preciso deixar as “ações das trevas” para caminhar na luz da vida nova. O profeta Isaías convidava o povo a caminhar ao encontro do Senhor recorrendo também à imagem da luz, para anunciar um tempo de justiça e paz estabelecido por Deus. “Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor” (Is 2,5) é a palavra que Deus dirige também a nós, através da Igreja, neste início de Advento.  Quem caminha para a casa do Senhor, quem a ele volta o coração, experimenta a alegria testemunhada pelo salmista, conforme rezamos hoje: “Que alegria quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!” (Salmo 121).

Procure viver bem o Advento. O modo como iremos celebrar e viver o Natal dependerá muito de como nos dispomos a vivenciar este tempo litúrgico. Um Natal feliz, tal como sempre desejamos a todos, dependerá de um Advento vivido de modo frutuoso.  Por isso, “deixa-se guiar pela luz do Senhor”. Neste tempo da Campanha para a Evangelização, promovida em toda a Igreja no Brasil, reze pela missão evangelizadora e ajude a Igreja a evangelizar!

Sergio da Rocha

Arcebispo de Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2024 março

Semana 5

seg 26
ter 27
qua 28
qui 29
sex 1
sáb 2
dom 3
seg 4
ter 5
qua 6
qui 7
sex 8
sáb 9
dom 10
seg 11
ter 12
qua 13
qui 14
sex 15
sáb 16
dom 17
seg 18
ter 19
qua 20
qui 21
sex 22
sáb 23
dom 24
seg 25
ter 26
qua 27
qui 28
sex 29
sáb 30
dom 31
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat