catedral-logo

I Domingo do Advento – 02/12/2018

Ficai atentos e orai!

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

Estamos iniciando o novo Ano Litúrgico, com a celebração do primeiro domingo do Advento, tempo de preparação para a solenidade do Natal. Além disso, de acordo com o espírito deste tempo litúrgico, precisamos também nos preparar para o encontro definitivo com o Senhor. A Liturgia da Palavra nos mostra como deve ser a nossa preparação para a vinda do Senhor.

O profeta Jeremias (Jr 33,14-16) anuncia a esperança messiânica, num tempo muito difícil para o povo, após a destruição de Jerusalém e do templo pelo império babilônico. Àqueles que estavam com a fé abalada, o profeta proclama que Deus cumpre as suas promessas. O Messias virá salvar e realizar a Justiça. No mundo de hoje, busca-se desfrutar, ao máximo, o presente e tudo alcançar rapidamente, o que dificulta a vivência da espera serena e perseverante. Neste Advento, somos convidados a cultivar a espera paciente e a alegre esperança do Senhor que vem ao nosso encontro.

No Evangelho, Jesus Cristo nos diz: “ficai atentos e orai a todo o momento” (Lc 21, 34). Ao invés do medo, a nossa atitude deve ser a vigilância sobre a própria conduta e a oração, assim como, a prontidão e a confiança em Deus, segundo a palavra proclamada: “levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21,28). A Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses nos exorta a viver “na santidade, sem defeito aos olhos de Deus”, através do amor entre nós e para com todos (1Ts 3,12). Ninguém deverá jamais acomodar-se em seu caminho de vida cristã, mas deverá crescer sempre em santidade, “fazendo progressos ainda maiores”. Para tanto, nós suplicamos com o salmista: “mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada!” (Sl 24). Necessitamos muito da sabedoria e da graça de Deus para viver bem este Advento e, assim, preparar bem o nosso encontro com o Senhor.

Além da vivência pessoal do Advento, é importante preparar-se para o Natal em família e em comunidade. Por isso, procure participar da preparação do Natal na sua paróquia, comunidade ou quadra, rezando em família e com as famílias vizinhas.

Neste período, em todo o Brasil, realiza-se a Campanha para a Evangelização, a ser concluída no dia 16, terceiro domingo do Advento, com uma coleta, lembrando que todos nós somos responsáveis pela evangelização e, por isso, devemos oferecer também a nossa partilha para a sustentação da ação evangelizadora da Igreja. Procure evangelizar, por sua palavra e testemunho de vida, ajudando sua família e sua comunidade a preparar-se bem para o Natal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat