logo-catedral-site

II Domingo do Advento – Ano B – 06.12.2020

A PALAVRA DO PASTOR

+Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida

PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR!

Neste segundo Domingo do Advento, a mesa da Palavra nos alimenta com a esperança do pleno cumprimento das profecias messiânicas. Ao mesmo tempo nos exorta a preparar os caminhos do Senhor que vem e a reconhecer na demora de Deus a Sua paciência misericordiosa.

A Primeira Leitura (Is. 40,1-5.9-11), tomada do chamado “Segundo Isaías”, dá à Palavra de Deus uma tonalidade comovedora ao anunciar aos Israelitas provados por décadas de amargo exílio na Babilônia que finalmente chegou o tempo da libertação: “Consolai o meu povo, consolai-o – diz o vosso Deus –. Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação das culpas foi cumprida” (40,1-2). É isto que o Senhor quer também para nós neste tempo do Advento: falar ao coração do Seu Povo e, por seu intermédio, animar a humanidade inteira (cf. Bento XVI, 2008). A Sua Igreja, a nossa Igreja hoje também eleva a voz clamando: “Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus” (Is 40,3).

Marcos abre o seu Evangelho indicando em João Batista aquele que cumpre esta promessa de aplainar os caminhos do Senhor e endireitar no deserto as suas veredas, “pregando o batismo de conversão para o perdão dos pecados” (Mc 1,4). João prepara os caminhos da missão messiânica de Jesus, que batiza com o Espirito Santo e, “como um pastor, apascenta o rebanho, reúne com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo” (Is 40,11). Se por Isaías, Deus promete a volta à terra prometida, onde Ele mesmo apascenta o seu povo, no Evangelho Jesus inaugura uma nova humanidade, que faz elevar os olhos para a Jerusalém do alto.

Nesse meio tempo a Igreja nos ensina a olhar para a imensa multidão de homens e nações que estão oprimidas pela fome e pela miséria, pelas incontáveis vítimas de sistemáticas violações dos próprios direitos. “A Igreja se coloca como sentinela sobre o monte elevado da fé e anuncia: «Aqui está o vosso Deus! O Senhor Deus vem com fortaleza» (Is 40,9-10)” (Bento XVI, Ibid.). É Jesus, o Deus Salvador, Aquele que vem!

Na segunda leitura (2Pd 3,8-14), São Pedro procura consolar os cristãos que não viam chegar aquele Senhor a quem suplicavam “Maranatá” – Vem, Senhor Jesus! Passavam os dias, vinham as perseguições, o Senhor parecia tardar retornar em glória (cf At 1,11). São Pedro os conforta asseverando que “o Senhor não tarda a cumprir a promessa, como pensam alguns, achando que demora. Ele está usando de paciência para convosco” (1Pd 3,9).

A liturgia deste domingo nos exorta com as palavras de Pedro: “O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça. Vivendo nessa esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha, e em paz” (1Pd 3,13-14).

Confiemos à intercessão da Virgem Maria a nossa esperança de paz e de salvação. Vem, Senhor Jesus.

Semana próxima, acolheremos nosso novo Arcebispo, dom paulo César. Na missa de tomada de posse, haverá lugar para um número limitado de pessoas: o clero, autoridades, familiares e convidados de Dom Paulo Cesar. No domingo dia 13/12 os brasilienses terão a oportunidade de manifestar o seu caloroso acolhimento na missa no Santuário Menino Jesus e Brazlândia, onde o espaço é bem maior.

No advento do Senhor, acolhamos nosso novo pastor. Seja bem-vindo Dom Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2025 maio

Semana 3

seg 28
ter 29
qua 30
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
seg 5
ter 6
qua 7
qui 8
sex 9
sáb 10
dom 11
seg 12
ter 13
qua 14
qui 15
sex 16
sáb 17
dom 18
seg 19
ter 20
qua 21
qui 22
sex 23
sáb 24
dom 25
seg 26
ter 27
qua 28
qui 29
sex 30
sáb 31
dom 1
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat