catedral-logo

II Domingo do Tempo Comum – 20/01/2019

Seus discípulos creram Nele

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

Terminado o tempo do Natal, com a festa do Batismo do Senhor, celebrada no domingo passado, iniciou-se a primeira semana do Tempo Comum. Por isso, celebramos, hoje, o segundo Domingo do Tempo Comum. Tempo litúrgico mais longo do ano, caracterizado pela cor verde, o “Tempo Comum” contempla o conjunto da vida e dos ensinamentos de Jesus, ao invés de um aspecto específico, como ocorre em outros tempos litúrgicos.

O Evangelho nos convida a refazer a experiência dos discípulos, ocorrida em Caná da Galileia, que “creram nele”, reconhecendo o “sinal” da chegada do Reino. Para tanto, o papel de Maria foi de especial importância. “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5), afirma ela aos que estavam servindo na festa de casamento. Num momento difícil, vivido pela família que realizava a festa, Maria mostra-se mãe amorosa e intercessora diante de Jesus. Ao mesmo tempo, pede aos que estavam servindo para por em prática a palavra de seu filho. Deste modo, realiza-se o primeiro “milagre”, isto é, o primeiro “sinal” de Jesus, o início dos sinais da chegada do Reino, da manifestação de sua glória, conforme o Evangelho segundo João.

Hoje, há muitas situações a serem transformadas na vida das pessoas, das famílias e da sociedade. Podemos dizer que, muitas vezes, falta-nos o “vinho” da alegria e da vida nova em Cristo. Há, certamente, muita água a ser transformada em vinho. Para que isso ocorra, necessitamos, acima de tudo, de Jesus Cristo. A ele, através de Nossa Senhora, apresentamos as nossas necessidades. Contudo, devemos também fazer a nossa parte. Jesus realiza “sinais” do Reino, verdadeiros milagres, contando conosco. É ele quem realiza; cabe a nós, crer nele e cumprir a sua palavra. Por isso, é a nós que Maria está dizendo: “Fazei o que Ele vos disser”. Ela nos ensina a confiar, a ter esperança e a agir. Seja o nosso programa de vida, ao longo deste novo tempo litúrgico e durante todo este novo ano, fazer o que Jesus diz, nele crendo e esperando, como verdadeiros discípulos.  O relato das bodas de Caná conclui-se com a constatação de que “seus discípulos creram nele” (Jo 2,11). Nós somos também chamados a crer em Jesus, discernindo os “sinais” de Deus e do seu Reino entre nós, especialmente através da oração e da meditação.

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc1,38), é tema da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Panamá, nos próximos dias 22 a 27, com a presença do Papa Francisco. Aquela que nos ensinou a cumprir a Palavra deu-nos o exemplo, como discípula fiel. Com Maria, rezemos pela Jornada Mundial da Juventude!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat